Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MPAC promove parceria com Hemoacre para incentivo à doação de sangue

MPAC promove parceria com Hemoacre para incentivo à doação de sangue

 O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) firmaram uma parceria solidária para aumentar o estoque de bolsas de sangue durante a semana de Carnaval. Todos os anos diminui o número de voluntários e, consequentemente, o estoque de bolsas nesta época do ano. Nos dias 12 e 13 de fevereiro, a unidade móvel do Hemoacre estará em frente ao prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Acre, situada à rua Benjamin Constant, recolhendo sangue de quem se interessar em ser um doador voluntário.

“Queremos incentivar os servidores do Ministério Público e a sociedade em geral para juntos promovermos um feriadão de Carnaval tranquilo em relação às doações de sangue. É uma causa de solidariedade. Como estamos em clima para a implantação do Centro de Especialidade em Saúde, achamos que é uma boa oportunidade para alcançarmos maiores doadores”, disse a coordenadora do Centro, Luciana Gadelha.

A unidade móvel ficará das 8 horas ao meio-dia durante os dois dias de campanha. Os doadores de sangue que trabalham têm direito a um dia de folga. O inciso IV do artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

“É importante a iniciativa do MPAC para mobilizar os servidores. Isso ajuda o Hemocentro no estoque de sangue para o Carnaval, onde os hospitais geralmente necessitam de bolsas de sangue. Durante feriados prolongados, a demanda aumenta. A rotina da demanda hospitalar não para”, ressaltou a gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino.

Para efetuar a doação, o interessado deve estar em boas condições de saúde, apresentar documento com foto, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos de idade.

As equipes recomendam, ainda, que a pessoa não esteja em jejum, que tenha repousado no mínimo seis horas na noite anterior, não tenha ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes e não tenha fumado duas horas antes da doação.

É necessário apresentar um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, ou sua cópia autenticada.

Sair da versão mobile