Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novas creches começam a ser entregues em março

 Três das dez creches em obras em Rio Branco começam a ser inauguradas em março pelo prefeito Marcus Alexandre, sendo que a primeira delas será a do Residencial Angico, próxima ao bairro Eldorado. As outras duas que estão em fase de conclusão, as do Rosalinda e Cabreúva, serão entregues em abril. E nesta quinta-feira, o prefeito esteve na creche do Cabreúva, com o vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Batista e as secretárias de Obras, Claudia Cunha e de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo. “Estamos adquirindo a mobília das creches e já realizamos concurso para a contratação de pessoal que vai trabalhar nas creches. Em março vamos iniciar o calendário de inauguração das dez creches que vão garantir mais de duas mil novas vagas para as crianças com até cinco anos de idade”, explicou o prefeito.

O investimento do Governo Federal via Ministério da Educação e da prefeitura de Rio Branco na construção das dez creches é de R$ 20 milhões. O secretário de Educação, Márcio Batista, ressalta que as novas unidades asseguram 2.200 vagas para crianças com até cinco anos de idade. As creches têm oito salas de aula e são mistas: 6 salas serão ocupadas por crianças de 2 e 3 anos de idade em tempo integral, num total de 120 crianças e outras duas salas vão funcionar como pré-escola, comportando 100 crianças nos dois turnos.

Márcio Batista destaca também que as creches são construídas de forma a oferecer conforto e bem estar para as crianças. “Vamos conseguir oferecer 2.200 vagas das 5 mil previstas no Plano de Governo do prefeito Marcus Alexandre. As edificações das creches, que tem solariuns individuais garantem ventilação constante e conforto térmico e a equipe pedagógica será contratada a partir do concurso que está sendo concluído para que os profissionais ocupem as salas de aula”, salientou o secretário de Educação.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, lembra que além da educação para as crianças, as creches também asseguram cidadania, o direito ao trabalho e à formação para as mães, que poderão deixar os filhos o dia inteiro nos espaços, e buscar cursos, como os do Pronatec para facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

É justamente ter acesso aos cursos do Pronatec, que deseja a dona de casa Arlene Moura, que vive com os 5 filhos no Cabreúva.  Três deles estão em idade de frequentar a creche/escola. “É a realização de um sonho essa creche aqui quase do lado da minha casa”. Eu deixando os menores na creche o dia inteiro, posso fazer os cursos de salgados do Pronatec e dar uma condição de vida melhor para meus filhos.

As dez creches em obras estão localizados nos bairros: Aroeira, Juarez Távora, Jenipapo, Jequitibá, Jacamim, Carandá, Rosalinda, Angico, Andirá e Cabreúva.

Creche do Angico  (3)

Sair da versão mobile