Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Para Angelim, a Câmara Federal precisa resgatar sua credibilidade

 Ex-prefeito de Rio Branco por duas gestões, Raimundo Angelim (PT/AC), assume seu primeiro mandato parlamentar como deputado federal, cargo para o qual foi o mais votado nas últimas eleições no Acre, obtendo 39.844 votos. Já no primeiro dia de trabalho efetivo no gabinete, em Brasília, após a posse, ele declarou que sua principal expectativa é poder contribuir para o resgate da credibilidade da Câmara Federal junto à população brasileira.

“A Câmara, e o Congresso Nacional como um todo, não podem se omitir diante da necessidade de dar respostas às crescentes demandas da sociedade. 2015 será um ano de grandes desafios para o País, com os ajustes necessários na economia para que o Brasil volte a crescer. Somente assim poderão ser asseguradas as conquistas sociais adquiridas, principalmente a partir do governo do Presidente Lula. A Câmara precisa estar mais envolvida com o que pensam e querem os movimentos sociais. Não pode priorizar interesses de grupos em detrimento aos da população”, defende.

Tendo notada atuação articulada com os movimentos comunitários, Angelim afirmou que a atual legislatura (55ª – 2015-2019) tem diante de si o desafio de debater temas que tenham impactos positivos sobre a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, ele garante que durante seu mandato as políticas de caráter social terão total atenção.

De acordo com o deputado federal, temas como: Produção, Educação, Segurança Alimentar, Saúde, Segurança e Juventude não podem ficar fora do eixo central das discussões. “Isto porque essas são as áreas que podem dar o sentido real de desenvolvimento do País e do Acre, em especial”, enfatiza.

Para ele, porém, todas as propostas deverão ser construídas de forma ampla e abrangente. “O mandato terá essa característica: de ampliar o debate para construir propostas de interesse da população, com diálogo permanente e que incentive a formação política”, completa.

Dentre suas principais propostas de atuação pode-se destacar o interesse em debater os temas voltados para a primeira infância (0 a 6 anos) da assistência a saúde, desde o pré-natal, à educaçao infantil. Também está entre as pretensões de Angelim atuar nas questões que envolvam o municipalismo e o apoio ao desenvolvimento das cidades.

Outro ponto que o parlamentar não perde de vista é o permanente diálogo e articulação com as comunidades acreanas que pretende manter por meio da criação de Conselhos do Mandato.

“ A participação da sociedade será fortalecida como forma de garantir um mandato próximo das lideranças e das pessoas  que vivem a realidade do Estado e dos Municípios de maneira proativa. É nesse sentido que queremos atuar, contribuindo para integrar cada vez mais as ações do Poder Público com os anseios sociais”, concluiu.

Sair da versão mobile