Pesquisa TV Gazeta/Fecomércio avalia preferência por supermercados de Rio Branco

Pesquisa procurou saber a preferência para compras domésticas nos supermercados
Pesquisa procurou saber a preferência para compras domésticas nos supermercados

  A Fecomercio/AC, em parceria com a TV Gazeta, realizou em novembro do ano passado um trabalho de sondagem quanto à preferência da população acreana sobre a maior ou menor preferência para compras domésticas dos supermercados locais.

A pesquisa analisou vários pontos, como localização do supermercado, qualidade e variedades de produtos, até a frequência com que os entrevistados realizam suas compras.

De acordo com o Rodrigo Pires, diretor Comercial da TV Gazeta, a pesquisa demonstra a visão mais próxima da satisfação do mercado quanto ao modo operacional desses empreendimentos.

“A memória de consumo tem como objetivo alinhar a estratégias dos anunciantes do setor privado e também posicionar os empresários como está essa relação da marca dele. A pesquisa foi feita de forma espontânea e define bem a preferência da população”, comentou Pires.

As pesquisas serão realizadas nos principais segmentos da economia acreana e divulgadas a cada bimestre.

No segmento supermercado, 51% dos clientes locais entrevistados apontam a Rede de Supermercados Araújo, como a melhor opção para realização de compras domésticas, seguido de 10% que sugerem o Supermercado Gonçalves e 9% que destacam preferência para compras no Atacadão Carrefour, dentre outros.

Quanto ao quesito localização do supermercado, a preferência dos clientes aponta o Supermercado Araújo, localizado na Rua Isaura Parente, com 17%. Outros 15% sugerem o supermercado do mesmo grupo, localizado no bairro do Aviário e 14% o Supermercado Gonçalves, situado na Avenida Ceará. Todos nacidade de Rio Branco/AC.

“A pesquisa visa ainda mostrar o poder das marcas. Tomamos como exemplo o supermercado Varejão Popular, uma marca que está a mais de cinco anos fora da mídia tem na pesquisa 3%. Isso é muito e serve de parâmetros para que os donos dessas marcas melhorem ainda mais seus empreendimentos”, disse o diretor Comercial, que revelou que, antes da publicação, os grupos empresariais foram contatos e a eles apresentados os resultados da pesquisa; Alguns já mudaram suas estratégias.

“Antes de publicarmos as pesquisas, os empresários terão a possibilidade de receber uma cópia da pesquisa gratuitamente. Muitas já começaram a rever suas estratégias de marketing e mídia, como por exemplo, o supermercado Gonçalves”.

Sobre os fatores que influenciam o cliente na preferência a determinado supermercado, a grande maioria opta pelo melhor acesso ao local, com 46%. Já o menor preço praticado ficou na segunda opção, com 17%, seguido da variedade de produtos, com 14%. A pesquisa mostrou também que o cliente não se importa muito com a agilidade do serviço de caixa, a opção teve apenas 2% das indicações dos entrevistados. As promoções representam motivos de preferência para 5% da população de clientes contatada.

A pesquisa aponta ainda que 17% dos clientes estão indo diariamente aos supermercados. Outros 22% realizam compras nos supermercados duas vezes por semana e 18%, nos fins de semanas, além daqueles clientes que decidem pelas compras em intervalos de tempos diversos.

Em relação aos fatores que influenciam o consumidor nas compras em supermercados, a pesquisa destaca que 31% optam pela qualidade dos produtos ofertados. Por outro lado, 29% dos clientes afirmam que as preferências sobre algumas marcas são o principal fator, e outros 13% destacam o produto desejado, que levam a comprar em supermercados.

O ciclo de pesquisas terá uma duração de 12 meses, sendo divulgadas bimestralmente. O próximo seguimento a ser pesquisado será o de concessionárias de automóveis, com divulgação prevista para abril. Serão pesquisados ainda os segmentos de material de construção, concessionárias de motos, educação superior, eletrodomésticos, farmácias, óticas, moda (varejo), imobiliárias/construtoras e clínicas odontológicas.

Nesta terça-feira, 10, a TV Gazeta realiza dentro do programa Gazeta Entrevista um debate sobre a primeira pesquisa com o segmento supermercado, com a presença do publicitário Alderian Campos e um representante da Fecomercio.

Rodrigo Pires
Rodrigo Pires, diretor comercial da TV Gazeta

 

Supermercado Araújo aparece com 51% da preferência dos clientes na pesquisa
Supermercado Araújo aparece com 51% da preferência dos clientes na pesquisa

 

O cliente prioriza a qualidade dos produtos na compra
O cliente prioriza a qualidade dos produtos na compra

gráfico II localização super gráfico III - fatores influenciam super

 

Assuntos desta notícia