X

Deputados estaduais tomam posse na Assembleia Legislativa

A posse dos candidatos eleitos para ocupar as 24 cadeiras na Assembleia Legislativa (Aleac), nesta 14ª legislatura, ocorreu neste domingo, 1º. Na ocasião, aconteceu também a eleição da nova mesa diretora, que tem como presidente o deputado Ney Amorim (PT).

Eleito com 10.213 votos, o parlamentar consagrou-se nas eleições de 2014 como o deputado mais votado em toda a história da Casa Legislativa. Essa expressiva votação lhe garantiu a indicação a presidência da única chapa deste pleito.

Com apenas 37 anos, o jovem deputado chega ao seu terceiro mandato se destacando como uma das maiores expressões políticas do Acre. Ele leva em sua bagagem política, decisões importantes dentro do PT e da Frente Popular, coligação a qual pertence. O parlamentar, que já foi líder do PT e primeiro-secretário na Casa do Povo, tem se sobressaído por adotar uma postura sempre firme e em defesa do projeto da FPA.

Desde o resultado das eleições em outubro do ano passado até a oficialização de seu nome para ocupar o cargo, o parlamentar se manteve discreto, mesmo tendo sido por diversas vezes citado como o dono do maior cargo dentro do parlamento estadual. Hoje, o parlamentar agradece ao povo do Acre pela expressiva votação.

“Tenho uma gratidão enorme pelo povo do meu Estado, que me deu a oportunidade de mais um mandato. Durante esses oito anos de mandato como deputado estadual, tive a oportunidade de visitar os 22 municípios deste Estado, sempre trabalhando em função do desenvolvimento do Acre”, disse.

Quanto à composição da chapa que eleita neste domingo, o parlamentar afirma que ela “representa o amadurecimento do Poder Legislativo que caminha para ser mais independente e harmônico com os demais”.

Em relação à expectativa para os próximos quatro anos, Ney reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Estado. “Sou um operário desse projeto que tem sido importante para nosso Estado. Estou a serviço da nossa população e do nosso governador Tião Viana. Serei um incansável para garantir a continuidade desse projeto que tem sido importante para o povo acreano. Estou aqui para servir”, disse.

A expressiva renovação no parlamento estadual
A 14ª legislatura marca uma das maiores renovações que a Assembleia Legislativa já teve. Dos 15 deputados que concorriam à reeleição, apenas seis conseguiram manter a cadeira na casa legislativa. Retornam à Aleac apenas o deputado Ney Amorim (PT), Jonas Lima (PT), Manoel Morais (PSB), Éber Machado (PSDC), Maria Antônia (PROS) e Chagas Romão (PMDB).

Nomes “consagrados” da política estadual sucumbiram às urnas e provaram o amargo sabor da derrota. Medalhões como Elson Santiago, antigo presidente da Casa, perderam a vaga no voto.

O Partido dos Trabalhadores foi à legenda com o maior número de eleitos, com cinco parlamentares, seguido pelo PP, com três eleitos e pelo PDT, PMDB e PTN, todos com dois eleitos cada. Os partidos PSB, PSDC, PROS, PCdoB, PSDB, PRP, PV, PSD, PRB, DEM e PR elegeram apenas um deputado.

O Partido Ecológico Nacional foi o partido que mais perdeu na última eleição. Com seis deputados no parlamento estadual, apenas três disputaram a reeleição e nenhum conseguiu vencer, entre eles, o líder do governo na Aleac, Astério Moreira.

Embora o Partido Comunista do Brasil tenha feito um parlamentar na Aleac, no pleito de 2014 saiu perdendo, pois, figuras importantes para o partido, como os deputados estaduais Moisés Diniz, Eduardo Farias e a deputada federal Perpétua Almeida, ficaram sem mandato.

O Partido Social Democrata Cristão, ao final do último pleito, perdeu uma vaga na Casa. Com dois parlamentares disputando a reeleição, apenas um saiu vitorioso. Éber Machado volta ao parlamento, enquanto o colega de partido Edvaldo Souza não se reelegeu.

O PMDB mantém as duas vagas na Aleac. Embora a deputada Antonia Sales não tenha concorrido à reeleição, por ter sido candidata à vice-governadora na chapa de Marcio Bittar, a vereadora Eliane Sinhasique foi eleita e fará dupla com Chagas Romão, reeleito.

Os tucanos terão apenas um representante na Casa do Povo. O candidato Luiz Gonzaga volta à Aleac, após um mandato ausente. O deputado estadual major Rocha (PSDB) deixa a Aleac para ocupar uma das vagas do parlamento federal e sua companheira de partido, Toinha Vieira não conseguiu a reeleição.

Os novos deputados da 14ª legislatura
O pleito eleitoral de 2014 traz, para esta nova legislatura, 18 novos deputados estaduais que se juntarão aos seis parlamentares reeleitos.

A nova composição do Poder Legislativo representa as várias facetas da política acreana, haja vista que possuem representantes de 16 partidos, vindos de todas as regiões do Estado. Oito partidos passam a ter representação no parlamento estadual. São eles: PP, PTN, PRP, PV, PSD, PRB, DEM e PR.

A base de apoio ao governador Tião Viana continua sendo a ampla maioria na Casa Legislativa. A coligação da Frente Popular conseguiu eleger 15 deputados e a oposição nove. Mas, pelo menos três deputados já se declararam “independentes”.

Além do PT, que elegeu cinco parlamentares, a numerosa bancada governista contará com outros dez deputados eleitos pelo PRB, PTN, PSB, PCdoB, PSDC, PROS e PDT.

A dúvida está em relação ao PV, que compôs chapa com o candidato do DEM, Tião Bocalom, derrotado no primeiro turno, mas que voltou para a FPA no segundo turno. Os verdes conseguiram eleger Nelson Sales, que não apoiou Tião Viana, ao contrário de seus correligionários, e preferiu seguir na oposição no segundo turno com Bittar.

O certo é que a oposição terá oito deputados estaduais. A bancada será formada por PSDB, PP, PMDB, PSD e PR.

Categories: Flash POLÍTICA
A Gazeta do Acre: