Com o objetivo de fortalecer o Governo do Estado na composição das principais comissões do parlamento estadual, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em conjunto com Partido Socialista do Brasil (PSB) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS), criaram o Bloco Parlamentar Popular.
O grupo formado pelos deputados Manoel Moraes (PSB), Jenilson Lopes (PCdoB) e Maria Antônia (PROS) será a segunda maior força política da Aleac, perdendo apenas para o PT que possui a maior bancada.
Com a criação desse bloco, a base tira da oposição uma das duas cadeiras de que PP e PMDB teriam direito na composição das comissões.
Além de mais poder na definição das comissões, o bloco terá ainda mais tempo da tribuna no parlamento. “A ideia do bloco é agregar forças e conquistarmos mais espaço”, disse o líder do bloco, deputado Jenilson.
A subsecretária de Assuntos Legislativos da Aleac, advogada Evelena Cardoso, afirmou que o bloco possui todo amparo jurídico e está dentro das concessões permitidas pelo Regimento Interno da Casa.
“É perfeitamente legal, até porque tem os três deputados que é a quantidade mínima para a formação do bloco”, ressaltou.
A definição das comissões deve acontecer na segunda semana de trabalhos da nova legislatura. O PT deverá comandar a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento. (Foto: Agencia Aleac)