Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saúde pública volta a ser pauta principal no segundo dia de debate no plenário da Assembleia Legislativa

Deputados da oposição apresentaram denúncias
Deputados da oposição apresentaram denúncias

A saúde pública voltou a ser a pauta principal dos debates de oposição e situação no segundo dia de sessão ordinária da nova legislatura na Assembleia Legislativa (Aleac), ocorrida na manhã de quinta-feira, 5.

Os deputados que compõem o bloco da oposição apresentaram a denúncia de que pacientes encaminhados pelo TFD do Acre estariam sem assistência do órgão quanto a ajuda de custo, no Hospital do Câncer de Barretos, no Estado de São Paulo.

Outro debate realizado no plenário da Casa Legislativa foi a melhoria na estrutura física do hospital do município de Xapuri. Segundo os parlamentares oposicionistas, em dias de chuva, enfermeiros e técnicos de enfermagem precisam mudar móveis e macas de lugar por conta das goteiras.

Em resposta aos pronunciamentos dos colegas da oposição quanto aos problemas do TFD, o líder do governo na Aleac, Daniel Zen (PT), afirmou que os imprevistos ocorreram devido o órgão estar mudando de local.

“A parte física do TFD está de mudança, saindo da Silvestre Coelho para sede da Sesacre. Foi informada a mudança. Todas as passagens dos pacientes de Barretos já foram expedidas na manhã de quinta-feira. Estamos trabalhando para solucionar todos os problemas apresentados”, disse.

Quanto às melhorias no hospital de Xapuri, o líder do governo frisou que a demanda será analisada.

Em um aparte, o líder do PT, deputado Lourival Marques, informou aos demais parlamentares que a solução de uma demanda apresentada pelo deputado Chagas Romão, na sessão de quarta-feira, 4, na qual apresentou um caso de um paciente que espera há oito meses por uma resposta do TFD, já havia sido atendida.

“A passagem do paciente que esperava tratamento de deslocamento de retina, denunciada na tribuna desta Casa, na sessão de quarta, já foi agendada”.

Os parlamentares, tanto da base aliada ao governo quanto oposição, avaliaram como positiva a primeira semana de trabalho no parlamento estadual. “O trabalho transcorreu de forma muito positiva. Desejamos que os debates continuem nesse tom onde vemos demandas serem apresentadas e respondidas”, disse o primeiro-secretário da mesa, deputado Manoel Moraes. (Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile