VOCÊ SABIA?

“ROTULISMO”
rotulismo
Esses dias vinha eu na minha saga teleguidada dentro do supermercado (evitando sessões proibidas repletas de chocolate em plena TPM), quando ouvi uma moça falando à outra, segurando um pote de guloseima na mão: “Olha!!! Zero adição de açúcares, amiga! Emagrece!!!” Confesso que, na dúvida entre rir e chorar, acabei ficando preocupada mesmo. Quantas e quantas inocentes não são atraídas por este tipo de informação falaciosa nos rótulos por aí. Produtos ligth e diet, além de custarem mais, são resultado de uma química engenhosa que nos faz muito mal, aliás. Vejam vocês, por exemplo, que outro dia foi noticiado em massa que alguns adoçantes artificiais (como aspartame, sucralose e sacarina) podem elevar o nível de açúcar no sangue e causar doenças metabólicas associadas à obesidade, (Revista Nature).

– Quer dizer que consumir adoçante pode me deixar obeso (a)? É sério isso?

– Pois é. Eu, você e a moça do supermercado, ao consumir estes produtos regularmente, com o objetivo de perder ou evitar o ganho de peso, podemos colocar nossa saúde em risco da mesma forma que uma pessoa obesa.

– Ou seja: a pessoa evita o ganho de peso associado às calorias do açúcar, mas sofre os efeitos fisiológicos do excesso de peso da mesma forma, pelo menos no que diz respeito à glicemia.

Rapaz… Ô coisinha difícil ser saudável hoje em dia, hein? Todo dia, é uma novidade diferente.

E como se não bastasse tudo isso, atento à tendência de incorporar o estilo natureba de ser e viver, o mercado alimentício, nada bobo, tem investido em “seções de orgânicos” cobrando (claro) bem mais caro por produtos que, sabe-se lá se são orgânicos mesmo. Pois é… Até algo tão trivial como fugir de agrotóxicos e consumir produtos naturais tem sido cada vez mais complicado.

Mas enfim, estamos todos cada vez mais apegados às “informações constantes no rótulo”, sem saber o que elas significam, na grande maioria das vezes e sem contabilizar, ainda, as verdades que eles omitem ou contam daquele jeitinho técnico que ninguém entende.

Entre informações incompreendidas, procuramos de imediato a que consideramos mais importante: as calorias. E o sódio? E os conservantes? E a intolerância a algum componente da fórmula?

Antes de mais um “ismo” na vida, que tal desencanar? Estejamos sempre atentos ao que alimenta, buscando informação e orientação de qualidade. Os bons profissionais estão aí pra isso. E, por favor, nada de achar que se empanturrando de sobremesa diet (ou light) você vai emagrecer. Não caia nessa, please!!!

RECEITA FIT
PaozinhodebatatadoceA receita de hoje vem do instagram, marcada com hastag #combrocolis
Obrigada, Flávia @flavias2s ! Segundo ela, é de “comer rezando”. Rs
Anota aí:

Pãozinho de Batata Doce

Massa:
180 gramas de Batata Doce cozida e amassada
3 colheres de aveia em flocos finos
1 colher de farinha de tapioca
1 clara de ovo
1 colher de chá de fermento

Recheio:
Filé de frango (cozido, temperado e desfiado) ou Patinho Moído ou Quejo Cottage

Preparo:
Em uma tigela, coloque a batata e amasse, acrescente a aveia, a farinha de tapioca, a clara e misture. Por fim, coloque o fermento. Use papel manteiga para fazer os pãezinhos. Depois de recheados, pincele com a gema do ovo. Unte a forma e leve ao forno por cerca de 25 minutos.

Falando em batata doce…
batadoceempó
Descobri a versão dela em pó. Muito prática! E, tudo que facilita a vida é sempre bem-vindo. Em dias mais corridos, fazer um shake rápido com Whey ou misturá-la ao omelete pode ser a solução. Famosos sarados como Marcos Mion e Gracyane Barbosa usam e aprovam esta e outras maravilhas que Max Titanium Suplementos vem desenvolvendo. Adorei! Onde encontrei? Na Nutri Muscle, ao lado da Park Fittness!

Assuntos desta notícia