Política local 15/03/2015

“Estou muito longe desta podridão, essa podridão está muito longe de mim”.
(Governador Tião Viana, sobre o Petrolão)

Medida cautelar
Foi providencial que a vice-governadora Nazaré Araújo levasse na sua comitiva representante do MP e a desembargadora Valdirene Cordeiro, na entrega de kits de alimentação em Epitaciolândia. Desta maneira evita-se que os donativos não sejam repassados a quem não precisa , ou que, sejam usados para fazer política. Tem de ser assim em todos os municípios.

Monitoramento é essencial
Não só o monitoramento na entrega dos donativos deve ser rígido e mais rígido ainda a checagem da prestação de contas dos recursos a serem recebidos pelos prefeitos.

Bateu firme
O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), acusou claramente o Planalto de ter manobrado para seu nome ser incluído na Lava Jato. “Quiseram transferir a crise”, disparou ele.

Atestado de idoneidade
Com as provas em mãos que recebeu uma doação única e declarou à Justiça Eleitoral, nunca teve contato com o delator Paulo Roberto, Tião Viana ganhará novo atestado de idoneidade.

Não há como
Juridicamente não há como ser condenado no contexto da acusação que sofreu do MPF.

Dia da prova
Para o próximo domingo está marcada uma manifestação nacional contra a presidente Dilma Rousseff e sua política de arrocho salarial e de impostos. Todo protesto é um ato democrático.

Olho do furacão
Dilma está no olho do furacão de impopularidade, com apenas 7% de aceitação do governo.

Xeque-mate
A situação do vereador Rabelo Goes (PSDB) é crítica. Ameaçado de não ter legenda para disputar a reeleição, caso deixe o partido perderá o mandato. Foi lhe dado um xeque-mate.

O Senado e a Reforma Política
Belo o artigo do senador Renan Calheiros (PMDB) com o título acima, reforçando a queda das coligações proporcionais e com isso os eleitos passarão a ser os mais votados dos partidos.

Exatamente isso
Diz Renan, sobre a decisão do Senado: “acaba com as coligações proporcionais, que fraudam as eleições e com a mudança serão eleitos os mais votados”. Já será adotado em 2016.

Golpe certeiro
A decisão é correta. Acabará com a farra de partidos nanicos se juntarem para eleger vereador e deputado. Se já estivesse em vigor muitos dos atuais deputados não estariam hoje na Aleac.

Bem mais de mil votos
Teve candidato que teve quase o dobro de votos sobre alguns dos atuais deputados e ficou de fora da Assembléia Legislativa, numa clara e manifesta imoralidade política.

Vontade popular
Em 2016 serão eleitos os candidatos a vereadores mais votados, impondo a vontade popular.

Cara do descaso
Ao dizer que não se importava com a greve dos professores em Manoel Urbano por não ser aluno, o prefeito Ale Anute reforça o que todo mundo sabe: não está preparado para o cargo.

Há muito tempo
O prefeito Ale Anute (DEM) deveria ter renunciado ao cargo há muito tempo, ninguém em Manoel Urbano sentiria a sua falta à frente da prefeitura.

Opinião unânime
Estive ontem em Epitaciolândia e ouvi que, se o candidato a prefeito da FPA for o Mario Maffi, o prefeito André Assem leva uma surra nas urnas, se for um candidato do PT ele se reelege.

Este é o problema
Só que Mario Maffi, um empresário bem sucedido, não se mostra disposto a encarar o desafio, mas o governador Tião Viana acha que poderá convencê-lo a ser candidato a prefeito.

Deveriam andar
Quem diz que o Acre não tem produção é porque não anda. Só no Ramal do 20, em Epitaciolândia, sexta-feira, foi colhida uma produção de 400 hectares com milho.

Um detalhe
A área foi mecanizada pelo governo e a colheita feita com colheitadeira de última geração. O governador Tião Viana está conseguindo transformar o Alto Acre em pólo produtor.

Para completar
E para completar: neste mesmo Ramal do 20, existem criações de 5 mil suínos confinados e 400 mil frangos em criatórios profissionais, que abastecerão a Acreaves.

Não tem saída
Passei ontem por Brasileia. Lembra uma cidade do velho oeste americano, empoeirada e com pouca gente nas ruas. O clima é desolação. Não tem saída, a área urbana tem que mudar.

Bancada do batom
Não há outro comentário a fazer sobre a bancada do batom da Assembléia Legislativa, as mais destacadas são as deputadas Eliane Sinhasique (PMDB) e Leila Galvão (PT), disparado.

A rua é do povo
Os protestos de amanhã em todo Brasil devem ser vistos como um ato do regime democrático. Não se pode criar estereótipo para contestar este direito que o povo tem e está garantido na Constituição Federal. O que se espera é que sejam pacíficos. No mais, como dizia o poeta: a rua é do povo/como o céu/é do condor. Então, que se respeite o direito pelo contraditório.

Assuntos desta notícia