Política local 20/03/2015

“A rosa só tem espinho para quem quer arrancá-la”.
(Ditado paquistanês)

O navio e os ratos
Ao ver ontem na tribuna a deputada Eliane Sinhasique  (PMDB) defender que o seu partido deveria entregar os  ministérios e romper com o governo Dilma, o líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Lourival Marques, foi irônico e duro ao comentar a fala da parlamentar: “diz o ditado que, quando o navio está afundando, os primeiros a abandoná-lo são os ratos”.

Não há outra interpretação
O deputado Lourival Marques (PT) claro, duro e direto na sua afirmação: comparou os políticos do PMDB a ratos. Não há outra interpretação a ser dada para sua declaração ontem na Aleac.

Não vai largar as tetas
Entrando na discussão. A vontade da Eliane não vai prevalecer. Não há nada mais fisiológico na política que o PMDB, que jamais vai largar as tetas dos seis ministérios do governo do PT.

Cid Gomes foi perfeito
O ex-ministro Cid Gomes foi perfeito no seu depoimento esta semana na Câmara Federal, ao se referir ao PMDB: “querem ser oposição, larguem o osso do Governo Federal”.

Dia de ironias
Ontem não foi o dia da Eliane. O deputado Daniel Zen (PT) pontuou que, enquanto ela estava em Brasília pedindo melhorias na pista do Jordão, o Deracre já tinha feito a recuperação.

Competência estadual
A competência para cuidar do aeroporto do Jordão não é federal, mas estadual.

Diferença grande
O problema enfrentado pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) é que, ao contrário do que ocorria na Câmara Municipal, onde nadava de braçada, na Aleac recebe forte contraponto.

Bom para a democracia
Mas este tipo de debate é bom para a democracia, Parlamento sem debate não difere de um armazém de secos e molhados. Quem é oposição critica; quem não é, que defenda o governo.

Emenda meritória
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) fez ontem uma defesa meritória: que além dos taxistas e mototaxistas, os deficientes físicos também sejam isentados de pagar o IPVA.

Como ser contra?
Um taxista e um mototaxista que não têm deficiência alguma é beneficiado, e por qual motivo um cadeirante ou outro tipo de deficiente que tenha carro, não possa ser isentado do IPVA?

Uma correção
Corrijo um equívoco da coluna: o deputado Nicolau Junior é do PP e não do PSD.

Mudar para o pior?
O deputado Jairo Carvalho (PSD) disse que as Faculdades da Bolívia são melhores que a da UFAC. É essa maravilha? Por que defende o internato dos alunos brasileiros que estudam Medicina na Bolívia, no Acre?

Será um Lima
Quem vai indicar o candidato da FPA a prefeito de Mâncio Lima é o grupo do deputado Jonas Lima (PT). Um dos nomes em discussão é o do ex-deputado federal Taumaturgo Lima (PT).

Não tem o mesmo empenho
Nas entrevistas em Rio Branco o senador Jorge Viana (PT) tem sido um entusiasta na defesa da Reforma Política, mas quando chega, em Brasília, esquece tudo, não alia a retórica à prática.

Só dá para rir
Quando vejo alguém defendendo que a publicitária Charlene Lima seja candidata a prefeita de sua terra, Sena Madureira, só consigo ver como piada: seria candidata ao rabagésimo lugar.

Muito mais chance
Eu tenho mais chance de ser presidente dos EUA que a Charlene prefeita de Sena Madureira.

Ninguém me ama, ninguém me quer….
Falando em Sena, o ex-prefeito Nilson Areal, que foi por anos o todo poderoso da política do município, hoje está ao ostracismo, naquela da canção: ninguém me ama/ ninguém me quer…

Continua decisivo
Mesmo no ostracismo político, Nilson Areal é carta decisiva para uma vitória da FPA em Sena Madureira, na eleição para prefeito do município no próximo ano. Com ele fora, a FPA perde.

Candidata sonhada pelo PT
Sobre a Marfisa Petecão (PSD) ser candidata a prefeita de Senador Guiomard, um dirigente do PT me ligou ontem, exultante: “tomara que dê certo, ela é a candidata que o PT pediu a Deus”.

Marola em poça de água
O deputado Ghelen Diniz (PP) quer fazer marola em poça de água, sabe que cargo de confiança em qualquer governo é de natureza política, assim como são os cargos do seu gabinete.

Fazer o que?
É o tipo do pedido de informação inútil querer saber quem são os ocupantes de cargos de confiança do governo. Basta ir no Diário Oficial, onde todas as nomeações foram publicadas.

Tudo tem a primeira vez
A primeira vez que vi alguém criticar o governador Tião Viana entregar casas na Cidade do Povo às famílias vítimas da enchente do Rio Acre foi o deputado federal Wherles Rocha (PSDB).

Intervenções mais consistentes
O deputado federal Wherles Rocha (PSDB) já fez intervenções políticas mais consistentes.

SEM ARGUMENTOS SÓLIDOS
Não vi um argumento consistente dos que fizeram uma bagunça na sessão da Câmara Municipal de Rio Branco, para tentar impedir que um projeto do prefeito Marcus Alexandre, que isenta do ISS as empresas de transporte coletivo fosse aprovado. Teriam razão se fosse gracioso, não houvesse uma contrapartida social. Mas a isenção é para continuar bancando que os estudantes continuem a pagar 1 real no preço das passagens. Ser contra é ilógico.

Assuntos desta notícia