X

Jorge Viana afirma que governo e prefeitura continuam em alerta quanto à possibilidade de uma nova cheia

O senador Jorge Viana (PT) comentou sobre o aumento do nível do Rio Acre, ocorrido na quinta-feira, 12. Entre a aferição das 6 horas, e a segunda do dia, realizada com diferença de três horas apenas, houve aumento significativo de 10 centímetros.

“Infelizmente, as notícias dão conta que as chuvas provocaram aumento no nível do Rio Acre na manhã de hoje, em Rio Branco. Depois de ter alcançado a cota de 16,10 metros na medição das 6 horas da manhã, três horas depois, às 9 da manhã, a medição marcava 10 centímetros a mais: 16,20 metros”, disse.

O parlamentar ressaltou também que esse possível aumento do nível do rio já era esperado pela Defesa Civil. “Esse possível aumento já era esperado e é decorrente das constantes chuvas no Estado. É imprevisível saber se esse aumento continuará ou se o rio voltará a apresentar vazante nas próximas horas”, falou.

Ele destaca que o Governo do Estado e a prefeitura continuam em alerta. Ele pede que a população continue seguindo as orientações da Defesa Civil quanto ao retorno aos seus lares.

“Pedimos que a população só retorne para sua casa depois da autorização por parte da Defesa Civil. Isso garantirá a segurança necessária nesse momento que ainda é de instabilidade. Vamos seguir acompanhando e compartilhando as informações. As campanhas de arrecadação seguem fortes no Acre”, pontou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, George Santos, disse que o órgão se mantém em alerta e preparado, já que a previsão para os próximos dias ainda é de muita chuva na bacia do Rio Acre, resultado “das zonas de convergências do Atlântico Sul”, informou George.

“A gente tem feito duas reuniões, uma pela manhã e outra pela tarde, onde é feita análises hidrológicas e meteorológicas da situação desde Assis Brasil até aqui. A gente tá sofrendo algumas influências da zona de convergência do Atlântico Sul, onde pode acontecer chuvas mais consideráveis. Então nesse sentido a gente tá preparado com o nosso poder operacional pronto”, falou.

A Gazeta do Acre: