X

Prefeitura e governo organizam a 6ª Feira do Peixe na Semana Santa

A Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado já trabalham na organização da sexta edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar da Semana Santa, que este ano irá acontecer entre os dias 28 de março e 3 de abril na Ceasa e demais mercados municipais espalhados pela cidade.

Cerca de 205 toneladas de pescado e mais quatrocentos e sessenta toneladas de produtos hortifrutigranjeiros serão comercializadas durante a feira, proporcionando trabalho, geração de renda e melhoria da qualidade de vida aos produtores e empreendedores.

Além da Ceasa, todos esses produtos serão comercializados ainda no Mercado Elias Mansour, próximo ao Terminal Urbano, no Mercado Francisco Marinheiro, mais conhecido como Mercado da Estação Experimental, no Mercado do bairro Seis de Agosto, no comércio de peixe da Avenida Amadeo Barbosa, no Mercado Municipal da Cidade do Povo, que começará a entrar em funcionamento nos próximos dias e na Arena de Esportes Radicais, onde será realizada a Feira do Peixe das comunidades do Quixadá e Panorama.

Apesar da cheia histórica do Rio Acre, que prejudicou a produção de mais de quarenta comunidades rurais de Rio Branco, a expectativa dos organizadores da sexta edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar da Semana Santa é de que o volume de produtos comercializados supere o do ano passado.

Para se ter uma ideia da expectativa do aumento nas vendas, no ano passado foram comercializados 122 toneladas de pescado somente na Ceasa. Este ano a meta é comercializar 130 toneladas. Em outras feiras e mercados, no mesmo período da Semana Santa, foram comercializados no ano passado sessenta e oito toneladas de peixe. Este ano, a meta para esses mercados é atingir setenta e cinco toneladas.

Em relação aos hortifrutigranjeiros, foram comercializados ao todo, tanto na Ceasa quanto nos mercados municipais em torno de 420 toneladas de produtos no ano passado e para este ano a meta é que sejam comercializados pelo menos quatrocentos e cinquenta toneladas.

Em 2014, passaram tanto pela Ceasa quanto pelos diversos mercados municipais 123 mil pessoas somente a Semana Santa. Para este ano, a expectativa dos organizadores é que mais de cento e trinta mil pessoas visitem os mais diversos estandes e barracas de pescados e hortifruti.

Nesta sexta edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar da Semana Santa mais de cem produtores rurais estarão comercializando seus produtos, além de quarenta e cinco piscicultores e associações de produtos. Além disso, trinta empreendimentos da economia solidária e empresas privadas também estarão expondo produtos e oferecendo serviços.

Além de pescado e hortifrutigranjeiros, durante a sexta edição da Feira do Peixe da Semana Santa estará acontecendo ainda exposição de trabalhos de instituições parceiras e atendimento de saúde, como testes de glicemia, hepatite, vacinação, pressão arterial e distribuição de preservativos. (Assessoria PMRB)

A Gazeta do Acre: