Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores realizam sessão extraordinária para votar projeto que congela preço da passagem de ônibus

Vereadores realizam sessão extraordinária para votar projeto que congela preço da passagem de ônibus

A Câmara Municipal de Rio Branco realiza na próxima sexta-feira, 20, uma sessão extraordinária para votar o projeto de Lei complementar que concede isenção condicionada do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O projeto entrou em votação na última terça- feira, 17. O vereador Rabelo Goes, membro da comissão de transporte da Casa, pediu vista do projeto, que foi concedida pelo presidente da comissão, pastor Manuel Marcos.

Caso a Lei seja aprovada, fica concedida às empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo isenção condicionada do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. As isenções ficam condicionadas à manutenção da tarifa de R$ 2,90 (dois reais e noventa centavos), bem como o investimento na renovação da frota, proporcional à quantidade de linhas de cada empresa.

“É uma política mundial discutir transporte público, a intenção do projeto é manter a passagem para quem paga em dinheiro a 2,90, para quem faz uso da bilhetagem eletrônica 2,75 e para os estudantes a 1,00”, explicou o vereador Artêmio Costa.

O projeto garante que se não for verificado o investimento na renovação da frota no prazo e condições definidos, a Administração Tributária deverá proceder com o lançamento do ISSQN devido pelas empresas de transporte coletivo durante o período de vigência da isenção concedida.

O projeto é de autoria do Executivo e em virtude dos boatos de que poderia haver demissões em massa de cobradores, a prefeitura realizou uma reunião que contou com a presença do diretor-superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans), Nélio Anastácio, que reafirmou a determinação da Prefeitura de Rio Branco em trabalhar pelo bom funcionamento do sistema de transporte coletivo. (Ascom CMRB)

Sair da versão mobile