X

Agricultores afetados com enchente poderão ter acesso a crédito para voltar a produzir

 Em conversa com o coordenador da bancada federal do Acre, deputado Raimundo Angelim (PT-AC), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou que os pequenos agricultores atingidos com a cheia do Rio Acre poderão renegociar suas dívidas. A medida foi tomada para auxiliar as famílias que perderam toda a plantação devido à enchente.

Patrus garantiu também que o ministério estuda a possibilidade de viabilizar a concessão de créditos especiais para que os produtores possam voltar a plantar.

“Estaremos entrando em contato com o Banco do Brasil, a Conab e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para tratar da renegociação das dívidas e da concessão de créditos especiais para que os produtores possam voltar a plantar, além do abastecimento de alimentos para as cidades e o meio rural do estado. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar o Acre nesse momento tão delicado”, disse.

Segundos dados da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) do Estado do Acre, os prejuízos dos pequenos agricultores já ultrapassam os R$ 52 milhões. Cerca de 40 comunidades rurais foram atingidas.

Participaram também da reunião os deputados federais Léo de Brito (PT-AC), Sibá Machado (PT-AC), Alan Rick (PRB-AC), Jéssica Sales (PMDB-AC) e Flaviano Melo (PMDB-AC), além do senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

A Gazeta do Acre: