X

Angelim integra Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

O deputado federal Angelim (PT/AC) foi convidado por seus pares para integrar a Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais relançada, esta semana, durante um encontro promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na Câmara Federal e que reuniu além de deputados e senadores, dirigentes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e da União Nacional dos Estudantes (Une).

“A conjuntura não poderia ser melhor para colocarmos em pauta o fortalecimento e a valorização das nossas universidades. Afinal, estamos vivendo a era da Pátria Educadora”, disse o deputado.

Angelim é professor do curso de Economia da Universidade Federal do Acre (Ufac), do qual também foi coordenador. Na educação superior que o parlamentar petista acreano atuou durante a maior parte da sua vida profissional.

A Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, coordenada pela deputada Margarida Salomão (PT-MG) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) tem como objetivo geral buscar aperfeiçoamento, melhorias e valorização do sistema educacional do país.

“No ato de hoje, discutimos os principais tópicos. Entre eles a ampliação, a interiorização, a melhoria das condições de trabalho, o impacto das Universidades Federais no cotidiano da sociedade brasileira, além do fortalecimento das instituições de Ensino Superior do Brasil”, informou Angelim.

Segundo ele, o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU) irão pautar grande parte das atividades da Frente nas quais estão incluídas audiências públicas onde os atores da educação serão ouvidos sobre quais suas principais dificuldades.

“Juntos, buscaremos soluções para melhorar o quadro educacional no país. Acredito na eficácia daquilo que é pensado e construído coletivamente”, concluiu ele.

A Gazeta do Acre: