Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cerca de 600 alunos participam de encontro ‘Papo Jovem’ na Capital

 O primeiro encontro do Papo Jovem de 2015 foi realizado nos dias 30 e 31 de março, no Centro de Estudos de Línguas (CEL), da Avenida Getúlio Vargas. Cerca de 600 jovens participaram do bate-papo durante os dois dias de evento. A atividade teve origem na 66ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e é uma iniciativa do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF).

O objetivo do encontro é dividir um espaço de popularização da ciência, proporcionando troca de experiências entre alunos e palestrantes. Alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino participaram do encontro.

Segundo o coordenador do IMCF, Alessandro Nasserala, política e ciência são discutidas durante as palestras. “A ideia é motivar nossos jovens, abrir o horizonte deles. Que é possível, sim, eles alcançarem algo a mais. Não somente ser aprovado no Enem”, disse.

De acordo com o coordenador, os alunos têm aceitado a proposta, participando e interagindo com os palestrantes. “Muitas perguntas, muitas dúvidas a serem esclarecidas. Inclusive assuntos polêmicos, como a inclusão social, foram discutidos”, explicou Alessandro.

Durante o primeiro semestre de 2014, o Papo Jovem vai alcançar diversas escolas em Rio Branco. Já para a programação do segundo semestre, o projeto vai chegar a 14 municípios acreanos.

A coordenadora do CEL, Nágila Dourado, falou da importância de dominar outros idiomas para alcançar metas na vida. “O objetivo é motivar esses alunos e mostrar a importância de falar outro idioma, para que no futuro, a língua não seja um empecilho”, destacou. “As duas palestrantes de hoje, uma foi representante do Mercosul e a outra foi representante do Jovem Embaixador, precisaram falar outra língua para se comunicar durante a viagem para o exterior”, salientou Nágila.

Diana Ketlem, 22 anos, Jovem Embaixadora 2009 e palestrante no Papo Jovem, explica, durante a palestra, ela descreve sua experiência como Jovem Embaixadora.

“Falei do meu processo de seleção, as fases do programa, os pré-requisitos, o que é o programa, pois muitos ainda desconhecem. O foco principal é motivar os alunos, a terminarem os estudos, falar outro idioma e futuramente participarem de programas como esses”, disse a jovem.

Para Diana, participar do programa Jovem Embaixador foi algo inexplicável, que mudou sua vida. “Nunca conseguimos dizer como foi participar, além de dizer que foi mais que perfeito”, descreveu.

Ainda de acordo com a palestrante, participar de encontros como esse é muito importante. “Tem gente que não tem ideia dos programas que existem, desconhecem esses tipos de iniciativas. É uma grande oportunidade de conhecer diversos programas, como o Jovem Embaixador”, finalizou.

Jovem Embaixador

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos. O programa beneficia alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, têm perfil de liderança, entre outras características.

Os selecionados visitam a capital do país, participam de reuniões com os setores público e privado, visitam escolas e também projetos sociais.

Os alunos ficam hospedados na casa de uma família americana, participam de atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e fazem apresentações sobre o Brasil.

Papo jovem - FOTO BRUNA MELLO (3) Papo jovem - FOTO BRUNA MELLO (1)

Sair da versão mobile