X

Empresas intensificam remoção de outdoors em cumprimento da Lei Rio Branco Mais Limpa

 As empresas expositoras de publicidade em Rio Branco intensificaram a remoção de outdoors no Parque da Maternidade, na Via Verde (nas proximidades do Shopping Via Verde) e na Avenida Amadeo Barbosa. A ação visa adequar esse meio de comunicação à lei Rio Branco Mais Limpa e o trabalho deve continuar até o dia 31 de março, prazo final para cumprimento das novas regras.

“As empresas estão se adequando à lei”, disse o presidente da Associação dos Exibidores de Publicidade Exterior, Acrevenos Espíndola, cuja classe participou ativamente do diálogo para a construção da lei. Entre outros dispositivos, a lei diz que ao longo dos próximos dois anos, as empresas devem ter substituído os painéis de madeira por material metálico. Os painéis localizados em zonas restritas pelo projeto Rio Branco Mais Limpa, como as áreas de proteção, por exemplo, devem ser removidos em três meses –e é isso que está acontecendo neste momento. No total, entre 250 e 300 painéis devem ser removidos e readequados pelos próprios empresários.

A nova lei deixa claro onde não se deve afixar publicidade. Os mobiliários urbanos devem ser preservados e, no artigo 6º, esclarece que consideram-se mobiliário urbano as grades protetoras de árvores, lixeiras, cabines de telefone, abrigos de ônibus, bancos, placas de nomenclatura de logradouros, barreiras de pedestres, indicadores de hora e temperatura, placas indicativas de trânsito e outros de utilidade pública. Os painéis devem ser afixados em zonas determinadas e com distância de 80 metros um do outro.

A lei Nº 2.093 foi lançada pelo prefeito Marcus Alexandre dia 4 de fevereiro de 2015, no Parque Chico Mendes.

A Gazeta do Acre: