Famílias atingidas pela cheia do Rio Acre começam a voltar para casa

 As famílias alojadas nas escolas públicas estão autorizadas a voltar para casa, após quase uma semana desabrigadas por conta da cheia do Rio Acre. A logística do retorno foi iniciada nesta segunda feira, 9, e ficou a cargo das equipes do Exército e cada família receberá um kit para a desinfecção das casas e uma cesta básica.

Com relação às famílias que estão nos abrigos maiores, como o Parque de Exposições, os ginásios do Sest/Senat, Sesc Bosque, Sesi e Sesinho, e que vivem em locais de cota mais baixa do Rio Acre, a determinação do prefeito Marcus Alexandre é que permaneçam nos locais, já que a previsão é de novas chuvas.

Nos bairros atingidos e aproveitando o sol que fez, as pessoas acumulavam guarda-roupas, estantes, mesas, sofás, cadeiras e outros móveis na calçada para que fosse recolhido pelas equipes da Ação de Limpeza Pós-Alagação, promovida pela prefeitura de Rio Branco.

Nesta segunda-feira, o nível do Rio Acre era de 16,58 metros. De acordo com a chefe de monitoramento da Sala de Situação, Vera Reis, a previsão é de chuvas fortes até o dia 17 de março, nas cabeceiras do Rio Acre, no Alto Acre e Bacias do Purus e Yaco.

As equipes de limpeza atuarão nos bairros Base, Cadeia Velha, Habitasa, Carandá, Bahia Nova, Bahia Velha, Aeroporto Velho, Airton Sena, João Eduardo, Palheiral, Boa União, Sobral, Estrada da Sobral, Av. Ceará (próximo a Quarta Ponte), Rua Epaminondas Jácome, Areal, Recanto dos Buritis, Gameleira, Cidade Nova, Seis de Agosto, Mercado da Seis de Agosto, Quinze.

A Ação de Limpeza Pós-Alagação lançada ontem pela manhã conta com 30 equipes, 570 homens e 280 equipamentos. Cada equipe é formada por 11 pessoas, 1 retroescavadeira, 1 pá carregadeira, 5 caçambas toco/truck, 1 carro pipa e 1 caminhão ‘carga seca’. As ações contam ainda com três carros de apoio para abastecimento (comboio de lubrificação) e caminhões tatuzação para a desobstrução de redes de drenagem.

Retorno - OL (1) Retorno - OL (2) Retorno - OL (4) Retorno - OL (5) Retorno - OL (7) Retorno - OL (9) Retorno - OL (11) Retorno - OL (12) Retorno - OL (15) Retorno - OL (7)

Assuntos desta notícia