X

Friale diz que as águas do Rio Acre irão baixar

 A população da capital acreana continua batalhando contra a maior enchente dos últimos 132 anos. Cerca de 70 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 40 bairros já foram atingidos. Às 13 horas desta quarta-feira, 3, o nível do rio marcava 18,16 metros, segundo a medição da Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo Davi Friale, o nível do Rio Acre sobe 0,6 cm por hora e poderá atingir no máximo 18,25 m, na manhã desta quarta-feira, quando começará a baixar rapidamente. O rio deve ficar abaixo da cota de transbordamento por volta do próximo domingo ou, no máximo, na segunda-feira, 9 de março.

Friale diz ainda que as chuvas que estão ocorrendo não vão prejudicar na diminuição do nível do rio em Rio Branco e continuarão dentro da normalidade. Sem perigo de uma nova e inesperada enchente no Estado, a população pode “respirar aliviada” com essas novas previsões.

BR-364 não corre perigo de alagar

De acordo com Friale, as chuvas em território boliviano estão dentro da normalidade, e as que caíram nos últimos 10 dias não foram exageradas. Deste modo, o nível do Rio Madeira, deverá se estabilizar e até baixar nos próximos dias, embora continue aumentando lentamente. Portanto, não há perigo de alagar a BR-364 em proporções que possam interromper a circulação de veículos.

A Gazeta do Acre: