No último sábado, 7, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, visitou o Estado e após conhecer de perto a situação de calamidade pública devido a enchente do Rio Acre, anunciou recursos de quase R$ 35 milhões em antecipação de benefício previdenciário. Cerca de 40 mil aposentados de Brasileia, Xapuri e Rio Branco terão direito ao benefício extra, que poderá ser solicitado junto aos bancos de 31 de março a 29 de maio.
Todos os aposentados dessas cidades poderão solicitar um salário a mais e pagá-lo em 36 vezes, a partir do terceiro mês após o adiantamento, sem juros e correção monetária. Será um dinheiro extra capaz de ajudar muitas famílias que sofreram as consequências da cheia histórica nas três cidades. Só na Capital, o Rio Acre atingiu 18,40 metros, a maior alagação já registrada.
Além da possibilidade de solicitar o salário a mais a partir do dia 31, todo o calendário da previdência no Acre foi alterado e a aposentadoria padrão será liberada dia 25 deste mês. Segundo Elias Evangelista, gerente executivo do INSS do Acre: “Essa é a colaboração do Ministério da Previdência em solidariedade ao Acre e, principalmente, aos segurados previdenciários”.
A medida faz parte do pacote de apoios dado pelo Governo Federal. Além dos recursos previdenciários do Ministério da Previdência, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 2,5 milhões só para Rio Branco, além de enviar 17 mil kits humanitários para o Acre. Nesta quarta-feira, 11, também está marcada a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado. (Samuel Bryan / Agência Acre/ Foto: Sergio Vale)