Por conta da situação de calamidade em três municípios do Acre, afetado pela cheia do Rio Acre, mais de 12 mil idosos e pessoas com deficiência de Brasileia, Xapuri e Rio Branco poderão sacar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) antecipadamente neste mês, a partir do dia 25.
Normalmente, o pagamento do BPC segue um calendário escalonado e é feito de acordo com o último número do benefício (excluindo o dígito). Excepcionalmente, em casos de desastres naturais, o pagamento é antecipado para auxiliar na superação de vulnerabilidade social.
Além dessa medida, os beneficiários também poderão antecipar o valor de mais um benefício. Nesse caso, elas devem assinar o termo de opção, que estará disponível entre os dias 31 de março e 29 de maio, no banco ou em seus correspondentes bancários.
O valor antecipado será ressarcido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 36 parcelas, sem juros ou correção. O beneficiário cujo nome não conste da lista de antecipação poderá requerê-la junto à agência da Previdência Social. Mais informações podem ser solicitadas no telefone 135, da Previdência Social.
O Benefício de Prestação Continuada é individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência, desde que eles não possuam meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. Para receber o benefício, a renda mensal da família deve ser inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa.