X

Confira o VII FESTAC

Grupo Ciranda de Leitura-AC apresenta o clássico infantil Chapeuzinho Vermelho. (Foto: Divulgação)

Após o sucesso das atividades de sábado, mais espetáculos esperam a todos: neste domingo, 22, segundo dia do VII Festival Nacional de Teatro do ACRE / Mostra Semana do Teatro 2015, as atrações continuam. Confira a programação preparada pela FETAC:

– Às 10 h, no Hotel Imperador Galvez, o Grupo Teatro Sim, Por Que Não?!!!, de Santa Catarina, promove  Workshop com demonstrações das montagens de seus trabalhos.

– Às 16h30min, na Praça do Novo Mercado Velho, o Grupo Teatro Investigação – SP apresenta A Casa de Farinha do Gonzagão, espetáculo inspirado nas músicas de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, um híbrido de teatro, música, dança e culinária. Neste espetáculo cênico-musical, o público também atua dançando e participando do início ao fim. Prometendo mexer com os acreanos, pois difunde características legitimas do povo brasileiro através da música nordestina e da poesia agreste, a troupe conduz a plateia à uma viagem lúdica na cultura do nordeste

– Às  18 horas,  na Usina de Artes João Donato o público terá o prazer de desfrutar das Memórias de Emília, espetáculo Infanto-Juvenil, montado pelo Grupo Trupe do Banzeiro – AC.
Emília, a boneca de pano da menina Narizinho, personagens de Monteiro Lobato na obra Sítio do Pica Pau Amarelo,  que após tomar uma pílula falante do Doutor Caramujo, começa a tagarelar suas histórias e arquitetar várias travessuras. Metida à inteligente e filósofa, Emília decide contar as suas memórias e todas as aventuras que passou durante a sua existência, tendo como seu fiel ajudante o Visconde de Sabugosa, seu escriba. Com uma imaginação inconfundível, Emília narra não interpreta à sua maneira tudo o que acontece ao seu redor. Suas conclusões, não raro, divergem da realidade. No decorrer do espetáculo, as histórias contadas pela boneca de pano ganham vida no palco, além de transportar o público para o universo de magia e fantasia que só Monteiro Lobato, por suas obras, é capaz de criar.

– Às 19 horas, no Via Verde Shopping, o Grupo Ciranda de Leitura-AC apresentará o clássico infantil Chapeuzinho Vermelho, história de uma menina que é enviada por sua mãe à casa da vovozinha que está doente. No caminho encontra o Lobo Mau, que finge ser um anjo e engana a menina para, ele próprio, chegar antes à casa da vovó. O que esse lobo matreiro não esperava era a chegada da caçadora com seus fiéis companheiros! Chapeuzinho Vermelho, uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos, ganha rimas na versão do Braguinha, com muita música na concepção cênica dessa equipe que tem um jeitinho todo nosso, acreano (com “e” mesmo”) de interpretar!

– Às 21h, para o público adulto, no Teatro Plácido de Castro, {Entre} Cravos e Lírios, espetáculo montado pelo Grupo BR S.A Coletivo de Artistas – DF. Na peça, inspirada nas obras Meu Primeiro Amor, de Samuel Beckett, O Capote, de Nicolai V. Gogol, bem como na frase shakespereana Ser ou ser, eis a questão, foi montada no processo colaborativo, por meio de improvisações dos atores e contou com a presença constante de Lidiane Araújo (diretora e dramaturga), Roustang Carilho (Cenógrafo), Andréa Patzsch (Figurinista) e  de Marco Michelângelo (Diretor Musical).O espetáculo  à cena uma dupla de excêntricos vagabundos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério o seu lar, movido pelo desejo de jamais ficar longe do túmulo daquela que um dia foi sua amada.  O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove situações tragicamente cômicas que retratam com simplicidade diversos aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: