X

Governo apresenta novas medidas para restabelecer comércio em Brasileia

Comerciantes estão no vermelho após a cheia do rio

O governador Tião Viana se reuniu nesta quinta-feira, 19, com a comissão de comerciantes de Brasileia para apresentar novas medidas que oportunizem aos comerciantes restabelecerem o setor prejudicado pela enchente. O encontro foi intermediado pela deputada estadual, Leila Galvão, e contou com a participação do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomercio), Leandro Domingos.

Também participaram da agenda, os secretários estaduais de Planejamento e da Fazenda, e vereadores do Alto Acre. Dentre as medidas apontadas, está a questão da transferência do centro comercial, a política de crédito para recuperação do setor, o trabalho fiscal da relação entre a Secretaria da Fazenda e os comerciantes e, a construção de 500 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Queremos fazer o melhor do governo para prestar a solidariedade necessária à população”, assegurou Tião Viana. Outra medida indicada pelo governo foi à prorrogação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para que os comerciantes comecem a pagar só a partir de julho. Além disso, o Estado se propõe a tentar anistiar estes impostos. “Essa medida seria exclusiva para os comerciantes fortemente prejudicados em Brasileia”, enfatizou o governador.

O presidente da Fecomercio acentuou que “esta seria uma solução muito válida, considerando que com a perda das mercadorias, não houve vendas e, consequentemente, não se gerou impostos”, afirmou. A deputada estadual, Leila Galvão, agradeceu a assistência do governo. “Pedimos agora prioridade aos comerciantes que estão com os prédios condenados pela Defesa Civil”, intercedeu à deputada, e em seguida o governador assegurou a atenção.

Outras ações como o aluguel social para os comerciantes também estão sendo estudadas. O governo garantiu que já estão asseguradas a renegociação e ampliação de créditos junto às instituições financeiras.

Construção do Centro Comercial
O governador tratou ainda, sobre a proposta de construção de um Centro Comercial em outra área para deslocar o comércio. A primeira opção de local seria um terreno doado pela Eletrobras. O presidente do Sindicato dos Comerciantes de Brasileia, Júnior Revollo, indicou ainda, mais um espaço, o terreno do Esporte Club Brasileia, onde a construção nas duas áreas resultaria numa parceria público-privada.

“A ideia seria doar o terreno e os projetos seriam encabeçados pelos sindicatos e associações comerciais. Em seguida, os empresários entram com a contrapartida de construção do Centro”, sugeriu o presidente. O governador concordou com a ideia e pediu que já fosse iniciado um diálogo entre o setor para as definições e indicações para o projeto. (Ana Paula Pojo / Agência Acre/ Foto: ANGELA PERES ARQUIVO SECOM ACRE)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: