Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Investimentos do governo estimulam crescimento do setor marceneiro

DCIM117GOPRONos últimos quatro anos, o setor marceneiro cresceu significativamente. Cerca de 400 marcenarias foram legalizadas em todo o Estado. Se a realidade antes percorria as margens da ilegalidade, hoje a categoria dispõe de oito polos moveleiros, com maquinário de ponta para atender as demandas do mercado.

Cumprindo agenda institucional no Vale do Juruá, o gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima participou de reunião, nesta terça-feira, 24, com os marceneiros que estão instalados no Parque Industrial de Cruzeiro do Sul. O empreendimento agrega 15 marcenarias e um galpão coletivo.

“Os móveis produzidos em Cruzeiro do Sul possuem uma característica especial de alta qualidade. O Governo do Estado está trabalhando uma maneira de promover este negócio, de modo que possamos alcançar o mercado internacional. Também estamos trabalhando a outra parte da cadeia, que é oferta de suprimento, por meio do manejo madeireiro sustentável”, destacou o secretário.

João Evangelista, presidente da Cooperativa de Marceneiros Arte da Floresta, ressalta os avanços da categoria: “Na última gestão a prioridade foi a estruturação do setor. Hoje, nós temos condições dignas de trabalho. O próximo passo é conquista de mercado, por isso estamos dialogando com a Sedens e traçando estratégias de comercialização em maior escala”.

Expansão de mercado
O polo moveleiro de Cruzeiro do Sul está caminhando para tornar-se referência nacional na produção de móveis. Uma parceria entre o gabinete da primeira-dama, Marlúcia Cândida e a Sedens, propõe a ampliação da escola de designer e ofertas de qualificação aos marceneiros do Vale do Juruá.

“A Feira de Negócios de Milão será realizada em agosto e mais uma vez o Acre terá participação. Pois nós já sabemos que produzimos um material de altíssima qualidade, mas o mercado internacional também precisa saber e conhecer nossos produtos”, destacou Lima. (Maria Meirelles / Agência Acre/ Foto: Secom)

Sair da versão mobile