Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco recebe medicamentos

Secretário estadual de Saúde, Armando Melo, entregou ao secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, medicamentos e produtos médicos hospitalares
Secretário estadual de Saúde, Armando Melo, entregou ao secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, medicamentos e produtos médicos hospitalares. (Foto: Ascom PMRB)

O secretário estadual de Saúde, Armando Melo, entregou nesta segunda-feira ao secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, medicamentos e produtos médicos hospitalares que serão utilizados para reforçar o atendimento e socorro às famílias no período de alagação e pós-alagação do Rio Acre e outros mananciais como o Igarapé São Francisco.

Os dois kits – um com medicamentos, e outro com itens médico hospitalares, como luvas e máscaras, segundo Oteniel Almeida, são suficientes para atender três mil famílias durante um mês. “Temos produtos para utilizar agora como os medicamentos para coceira, antibióticos e também para o período do pós-alagação”, esclarece.

Os produtos foram enviados pelo Governo Federal para o Governo do Acre que por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, repassou os itens para a Semsa.

Serviços de saúde são oferecidos nos abrigos públicos e nos bairros
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está garantindo o atendimento médico e medicamentos nos quatro abrigos mantidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco: Parque de Exposições, Sest Senat, Sesc/Bosque, Ginásio do Sesi. Nos locais, há equipes com médicos, enfermeiros e técnicos e além das consultas, medicamentos são distribuídos aos abrigados pelo poder público.

Além disso, as equipes das unidades de saúde fazem atendimento itinerante nos bairros onde existem famílias que mesmo com as casas alagadas, não querem sair das residências. Nas áreas alagadas, as equipes das unidades de saúde, como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) continuam fazendo as visitas rotineiras nas residências, a pé ou em barcos. Identificam casos onde é necessária a ida dos pacientes até as unidades e também distribuem hipoclorito para o tratamento da água, álcool e medicamentos, como os antibióticos (para coceira). (Assessoria PMRB)

Campanha SOS Acre ganha apoio de artistas; saiba como ajudar

Artistas pediram apoio às vítimas. (Fotos: Reprodução Facebook)
Artistas pediram apoio às vítimas. (Fotos: Reprodução Facebook)

“Neste momento, todo brasileiro é acreano”, afirmou o jornalista e apresentador Pedro Bial por meio de um vídeo, que está sendo divulgado pelas redes sociais, em apoio aos atingidos pela cheia do Rio Acre, que ultrapassou a marca histórica nesta segunda-feira, 2. Não apenas ele, como o ator Murilo Rosa, a autora de novelas Glória Perez, a atriz acreana Brendha Haddad e os comediantes Welder Rodrigues, Jovane Nunes e Ricardo Pipo, da Companhia de Comédia Melhores do Mundo, mostraram solidariedade e fizeram vídeos em apoio às famílias atingidas pela tragédia.

Os depoimentos fazem parte da campanha S.O.S. Enchente Acre, que arrecada recursos para ajudar os atingidos pela enchente em todo o Estado. A ação é realizada pelo Programa Acre Solidário em parceria com a Diocese de Rio Branco, que administra a conta bancária. Depósitos de qualquer quantia podem ser enviados para a conta corrente 500-2, agência 0071-X, Banco Brasil.

De acordo com a coordenadora da campanha de doação para os desabrigados, Walnizia Cavalcante, todas as manifestações foram voluntárias. “Essas mensagens foram espontâneas. Pessoas que ligavam para saber notícias. Alguns já estiveram aqui no Acre”, afirma.

Ela explica que as doações financeiras vão ser revistadas em donativos. “A diocese vai prestar conta e transformar isso em doações, comidas, materiais que vão ser distribuídos nas comunidades ribeirinhas”, diz.

Apenas na Capital, 6 mil pessoas estão em abrigos públicos. Na segunda, 2, o manancial chegou à marca histórica 17,95 metros às 19h, ultrapassando a cota de 1997 de 17,66 metros. O prefeito da Capital, Marcus Alexandre, decretou, neste domingo, 1º, estado de calamidade pública. Dos 212 bairros existentes na Capital, 38 foram atingidos pela cheia.

SOS ENCHENTE RIO ACRE

Campanha

O Governo do Acre iniciou no dia 23 a campanha para arrecadar doações para a população dos municípios atingidos pelas recentes enchentes dos rios acreanos. A ação faz parte do movimento “Acre Solidário”, encabeçado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. O foco da campanha é arrecadar alimentos não perecíveis, com destaque para o leite em pó e massa para mingau, além de outros itens, como fraldas descartáveis, roupas e calçados.

Na Capital, os donativos podem ser entregues na Central de Serviço Público (OCA), na Avenida Brasil; Palácio das Secretarias; Quartel da Polícia Militar; Casa Civil; Igreja Batista do Bosque; Supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes; secretarias e autarquias estaduais. (Veriana Ribeiro, Do G1/AC)

AG. 0071-X
Conta Corrente: 500-2

Ciosp enfrenta congestionamento de chamadas para atendimento emergencial
Em virtude da cheia do Rio Acre muitas ocorrências estão sendo geradas no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), de forma reiterada, ou seja, uma mesma ocorrência é feita por até 15 números diferentes ocasionando um congestionamento nas linhas 193, 197 e 190 e, consequentemente, causam a lentidão nos atendimentos.

Para evitar prejuízo no tempo de resposta para as ocorrências geradas o Ciosp orienta a população não reiterar a mesma ocorrência, ou seja, não fazer o mesmo chamado várias vezes.  A coordenação do Ciosp ressalta que a equipe está pronta para atender e dar os devidos encaminhamentos as solicitações.

“Pedimos a compreensão e a paciência de cada cidadão que necessite utilizar os serviços. O Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) não está medindo esforços para atender a quem precisa de acolhimento emergencial”, explicou o secretário adjunto de Segurança Pública, Ricardo Brandão.

Brandão ressalta ainda que, por causa dessa grande demanda, o Ciosp está capacitando mais seis voluntários (profissionais da própria Secretaria de Segurança), para auxiliar nos atendimentos emergenciais. (Marcelo Torres / Agência Acre)

Sair da versão mobile