X

Sindcol demite 20 cobradores por denúncias de ‘golpe na catraca’

Marcelo Alves explica que problema foi caso isolado

Após denúncias dos próprios usuários de transporte público ao Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Estado do Acre (Sindcol), sobre a ação de alguns cobradores que ficavam com o dinheiro da passagem e utilizavam um cartão de gratuidade para liberar a passagem pela catraca, foram demitidos 20 colaboradores.

De acordo com o diretor- financeiro do Sindcol, Marcelo Alves, esse problema foi um caso isolado e atípico na entidade. “Esse golpe estava sendo aplicado há três semanas. Após investigação identificamos os autores. Uns foram demitidos e outros pediram o desligamento”, explicou.

Marcelo comentou também sobre o projeto de isenção dos impostos às empresas que deve ser voltado nesta sexta-feira, 20. “Caso não seja aprovado, um novo aumento da tarifa do transporte público em Rio Branco pode voltar a acontecer. As isenções ficam condicionadas à manutenção da tarifa de R$ 2,90 bem como o investimento na renovação da frota, proporcional à quantidade de linhas de cada empresa”, explicou o diretor-financeiro.

Atualmente, 26% dos usuários em Rio Branco se beneficiam da gratuidade. A iniciativa no golpe surgiu com a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, que deverá reduzir o uso indevido dos cartões.

Nos finais de semana, aproveitando o movimento mais fraco nos ônibus, as empresas já começaram a fazer testes para o uso do equipamento sem a presença do cobrador. O motorista era o responsável por receber o dinheiro da passagem para quem não tinha o cartão.

“Essa é uma receita que já deu certo em outros estados e por isso, deve sim funcionar em Rio Branco”, concluiu Marcelo.

O usuário que identificar qualquer problema deve procurar a sede do Sindcol na OCA ou através do telefone de contato: 0800-647-3444. (Foto: Bruna Lopes/ A GAZETA)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: