Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana anuncia vantagens no ICMS para atingidos pela alagação

Todos os contrinuintes do Estado poderão negociar dívidas parceladas sem juros
Todos os contribuintes do Estado poderão negociar dívidas parceladas sem juros

O governador Tião Viana anunciou na manhã desta quarta-feira, 18, a prorrogação de prazo para pagamento do ICMS aos contribuintes de Brasileia e Xapuri, além de beneficiar todo o Estado com a dispensa de juros e multas mediante parcelamento incentivado do mesmo imposto.

O ICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, que cada um dos estados e o Distrito Federal podem instituir como determina a Constituição Federal de 1988.

O anúncio foi feito na Casa Civil, junto aos membros da Secretaria de Fazenda, entre eles a secretária Flora Valladares e a secretária adjunta Liliam Marques. Já publicado no Diário Oficial, o decreto 1.489 especifica que, considerando a necessidade de amenizar os transtornos ocasionados pela cheia do Rio Acre em Brasileia e Xapuri, que também resultou na interrupção das atividades do contribuinte nesses municípios, fica prorrogado o pagamento do ICMS de fevereiro e março para os últimos dias de junho e julho, permitindo aos empresários locais a reorganização das finanças.

Já o decreto 1.490 autoriza o Estado a dispensar juros e multas mediante parcelamento incentivado de débitos com o ICMS. A primeira parcela não poderá ser inferior a 20% do saldo devedor, e para usufruir do benefício, o contribuinte deve aderir ao programa até o dia 31 de março. A medida é válida para todos os contribuintes do Estado que estejam com dívidas pendentes.

Segundo Liliam Marques, além dessas medidas, a Secretaria de Fazenda tem analisado novas vantagens para que o contribuinte acreano do ICMS esteja em dia com suas obrigações. “Outras medidas estão sendo estudadas semelhantes à aplicada em Brasileia e Xapuri para outros municípios atingidos pela alagação”, conta a secretária adjunta. (Agência de Notícias do Acre)

Sair da versão mobile