Em Rio Branco, as manifestações de solidariedade às famílias atingidas pela enchente do Rio Acre não param. Neste sábado, 14, foi a vez da Federação do Comércio (Fecomercio) entregar o montante de R$ 2,5 milhões convertidos em cestas básicas, kits de limpeza e de higiene, fraldas descartáveis e outros produtos ao Acre Solidário e Rio Branco Amiga, movimentos coordenados pelas primeiras-damas do Estado, Marlúcia Cândida, e do município, Gicélia Viana, respectivamente.
As doações repassadas pela Fecomercio e Serviço Social do Comércio (Sesc) vão beneficiar famílias tanto da Capital quanto dos municípios, haja vista que a cheia dos rios acreanos resultou no decreto de situação de calamidade pública em Rio Branco e mais três municípios, além de deixar mais 5 em estado de emergência.
“O apelo nacional na mídia com as cheias dos rios em todo o Estado, principalmente o Rio Acre na Capital, fez com que o próprio presidente da Confederação Nacional do Comércio me ligasse. Além de disponibilizar os mais de R$ 2 milhões, colocou todas as instituições do sistema à disposição”, frisou o presidente da Fecomercio no Acre, Leandro Domingos.
Segundo Marlúcia, o momento ainda exige que a sociedade de um modo geral continue fazendo sua contribuição em favor das vítimas. “Sabemos que o problema tem várias etapas, e mesmo depois do retorno às casas, essas famílias ainda precisarão de nossa atenção. Por isso, é tão importante que as pessoas continuem ajudando tanto em depósito na conta corrente quanto nos pontos de coleta”, disse.
Durante a entrega, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, falou da importância de unir forças: “Ninguém sozinho suportaria tanta tragédia. Só com a ajuda de todos é que conseguimos passar por tudo isso”.
A vice-governadora Nazaré Araújo também compareceu ao evento e reforçou que os kits de limpeza vão ajudar as famílias nesse momento em que surgem os riscos pós-enchente. Em uma frase, ela resumiu seu agradecimento à instituição: “Esteja unido com o seu próximo, porque assim você supera todos os desafios”. (Rayele Oliveira / Agência Acre)