O deputado Heitor Júnior (PDT) comentou na sessão de ontem, na Aleac, o registro do novo medicamento indicado para o tratamento da hepatite C, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O parlamentar destacou que esse é o terceiro medicamento aprovado pela Anvisa em 2015.
“Somente este ano, já foram liberados três medicamentos para o tratamento da hepatite C. O Daclatasvir, em janeiro, Simeprevir, no início de março, e agora o Sofosbuvir. Juntos, eles compõem um novo e eficiente tratamento para a doença disponível no mundo, com um percentual de cura de cerca de 90%”, destacou o deputado.
Segundo o deputado, a expectativa é que os medicamentos sejam disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) até o final deste ano. Ele destacou ainda que o registro dos três remédios – Sofosbuvir, Simeprevir e Daclatasvir – e a incorporação deles ao SUS era uma demanda das associações voltadas para hepatite C.
“O que se espera para 2015 é conseguir não só analisar a incorporação tecnológica, mas também a aquisição e distribuição desses medicamentos. O Sufosbuvir é o primeiro medicamento dessa nova geração, antiviral de ação direta que atua como inibidor de uma enzima essencial para a replicação do vírus C, a polimerase NS5B de acido ribonucléico. O Sofosbuvir é bem tolerado, com pouco ou nenhum efeito colateral”, disse.