Limpeza e atendimento de famílias segue intenso em toda a cidade

 A Operação de Limpeza Pós-Alagação segue de modo intenso nas regiões que foram afetadas pela cheia do Rio Acre e cujas condições permitem o ingresso de homens e máquinas pois as águas já baixaram. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) a ação é inspecionada diariamente pelo prefeito Marcus Alexandre. Nesta sexta-feira, por exemplo, o prefeito e sua equipe estiveram no Jardim São Francisco, na Rua da Tripa, e Rua 10 de Julho, onde as águas do Rio São Francisco invadiram casas e causaram sérios prejuízos aos moradores.

A tradicional Rua da Tripa recebe atenção das equipes da Prefeitura e voluntários da Defesa Civil, como Patrícia Almeida, que percorre as residências das famílias para entregar kits de limpeza e água potável, quando necessário. Igual a centenas de outras pessoas de boa vontade, Patrícia acatou o chamamento da Defesa Civil e decidiu colaborar com o atendimento às famílias sem remuneração.

E os próprios moradores se uniram para ajudar quem mais precisava. Na Rua 10 de Julho, no Jardim São Francisco, foi assim: vizinhos que necessitavam de apoio receberam a solidariedade dos velhos conhecidos. A servidora pública Geane Sena, moradora há 35 anos da Rua 10 de Julho, se uniu à dona de casa Maria da Natividade, a Nazinha, para localizar residências não alagadas que pudessem receber seus vizinhos, cuja casa foi tomada pelo aguaceiro. As duas distribuíram alimentação aos desalojados, motivo de reconhecimento de parte do prefeito.  “A história vai contar que 2015 foi o ano da maior alagação e ano do maior esforço para ajudar as pessoas”, disse o prefeito aos moradores e ao grupo que trabalha para a Defesa Civil naquela região.

O prefeito esteve também na Rua Venezuela na Baixada da Habitasa, onde homens e máquinas da Semsur trabalham de modo incansável para limpar o bairro. Muitas ruas ainda estão cobertas pela água, mas onde é possível entrar com as equipes a Semsur assim o faz para agilizar o calendário de limpeza. “Muitos pontos da cidade ainda estão cobertos de água, mas onde já secou estamos fazendo a limpeza geral, removendo entulhos e dando mínimas condições para os bairros retomarem sua rotina”, disse Kellyton Carvalho, secretário de Serviços Urbanos.

Marcus Alexandre conversou também com os comerciantes da região, levando a solidariedade do poder público e algumas informações técnicas acerca do fenômeno que devastou vários bairros. Na visita aos bairros da região da Habitasa, Marcus Alexandre foi acompanhado pelo vereador Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal.

 

Assuntos desta notícia