X

Operação de limpeza já retirou dez mil toneladas de lixo, entulho e lama de 53 bairros da capital

 O prefeito de Rio Branco em exercício, Márcio Batista, percorreu hoje várias frentes de serviço da Ação de Limpeza Pós-Alagação, que já chegou aos 53 bairros atingidos pela cheia histórica do Rio Acre, retirando mais de dez mil toneladas de lixo, entulho e lama da cidade. Agora, a operação, coordenada pela secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), já está voltando pela terceira vez, em 17 bairros mais prejudicados para intensificar o trabalho de limpeza, como o Taquari, Cidade Nova, Seis de Agosto e Cidade Nova.

“A operação foi lançada no último dia 9 e em alguns bairros já estamos voltando pela terceira vez. Essa é a hora em que os moradores precisam retomar sua vida normal e a prefeitura faz sua parte, assegurando vias limpas e livres de entulhos. É um grande esforço feito em parceria com o governo federal, por meio do Exército, que atua no Taquari e com o governo do Estado”, cita Márcio Batista.

O secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, que acompanhou o prefeito em exercício nas visitas, explica que depois que a maior quantidade de lixo é retirada dos bairros pelos homens, máquinas e caminhões, as equipes do roço e capina fazem o trabalho, que é seguido pelo caminhão pipa, que lava as ruas. Depois é hora do trabalho de desobstrução de redes de esgoto e caixas de drenagem. A próxima etapa, a da recuperação asfáltica é executa pela EMURB.

A Operação conta com 570 homens e 280 equipamentos. Nos 53 bairros atingidos pela enchente histórica do Rio Acre, cerca de 700 ruas são limpas.

Para os moradores e comerciantes, a Ação Pós-Alagação, representa o fim dos prejuízos. A comerciante Mayane Queiroz, que tem uma mercearia na Rua Nossa Senhora de Fátima no Taquari, diz que ficou 15 dias com o estabelecimento fechado e que só reabriu o comércio depois da passagem das equipes da SEMSUR e do Exército.

A Gazeta do Acre: