O deputado Flaviano Melo (PMDB) pediu, nesta terça-feira, 3, em Brasília, a seu correligionário e ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, que prorrogue o seguro defeso aos pescadores do Acre em função das alagações que vem atingindo grande parte do Estado. “Todo auxílio é muito bem-vindo aos atingidos pelas cheias”, garantiu o deputado. O seguro defeso (salário mínimo pago aos pescadores durante o período de reprodução dos peixes) vai de 15 de novembro a 15 e março.
A solicitação do deputado acreano a Helder Barbalho se deu durante a reunião da bancada do PMDB, quando o ministro onde prestou esclarecimentos relativos à sua gestão frente à pasta. A prorrogação do seguro defeso foi concedida pela presidente Dilma Rousseff a 8 municípios acreanos afetados pela alagação de 2012. Logo após, a prorrogação foi estendida para todo o Estado graças à solicitação de Flaviano.
Apelo
A solicitação de prorrogação do pagamento do seguro defeso foi feita logo após a exposição do ministro. Flaviano fez um relato completo do drama da alagação no Acre e os enormes prejuízos e sofrimento enfrentados pela população. E ressaltou que muitos pescadores, obrigados a deixarem suas casas durante a enchente, sofreram prejuízos incalculáveis e não terão condições de reiniciar seus trabalhos de pesca logo após o defeso, “que termina em menos de duas semanas”. E reiterou que milhares de famílias podem ser beneficiadas com a prorrogação, “já que tem a atividade pesqueira como seu único sustento”. O deputado vai ainda enviar ofício ao Ministério da Pesca para oficialização da solicitação. (Texto e foto: Assessoria Parlamentar)