Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre sobe 10 centímetros em três horas e reforça previsão de repiquete nos próximos dias

 Como previsto pelo pesquisador meteorológico Davi Friale e confirmado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o nível do Rio Acre deve aumentar nos próximos dias. A medição realizada às 9h desta quinta-feira, 12, apontou que em três horas o nível subiu 10 centímetros. Além disso, a previsão é de muita chuva na região até pelo menos até o dia 18 deste mês.

Friale prevê que o nível do rio pode atingir, novamente, a cota de 17 metros, nos próximos dias. O coordenador da Defesa Civil Municipal, George Santos, destacou que o órgão se mantém em alerta e preparado.

“Temos feito duas reuniões, uma pela manhã e outra pela tarde, onde é feita análises hidrológicas e meteorológicas da situação desde Assis Brasil até aqui. Estamos sofrendo algumas influências da zona de convergência do Atlântico Sul, onde pode acontecer chuvas mais consideráveis. Então nesse sentido a gente tá preparado com o nosso poder operacional pronto”, completa.

Em Rio Branco, o rio Acre ainda permanece na cota dos 16 metros, dois metros acima do transbordamento e centenas de famílias continuam nos abrigos públicos da capital.

Apesar da subida, a Defesa Civil não acredita  que o nível atinja a marca histórica registrada no último dia 4 de março que foi de 18.40 metros. Pelo menos 2,5 mil famílias permanecem em abrigos públicos e privados da capital, ou seja, 8.649 pessoas. Somente no maior abrigo público, instalado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, mais de 1,3 mil famílias continuam longe de suas casas.

Rio Acre - OL 1

Sair da versão mobile