X

MODA TIPO EXPORTAÇÃO

Tribos acreanas Yawanawa, Ashaninka e Huni Kuin são tema de marcas consagradas

Na semana que antecedeu as comemorações pelo Dia do Índio, indígenas do Acre estiveram na mídia durante os lançamentos das coleções primavera/verão 2015/2016, no Sudeste. As etnias Yawanawa, Ashaninka e Huni Kuin foram fontes de inspiração de marcas consagradas como Cavalera, Osklen e Cantão.


Etnia Huni Kuin é tema de coleção da Cantão
A Cantão lançou no dia 11 a coleção cápsula Floresta Viva em Mim, no Rio de Janeiro, inspirada na tribo Huni Kuin, que traz de forma solidária uma coleção de camisetas, um guarda-chuvas com estamparia de kenê, o livro “Una Isi Kayawa – Livro da Cura” e um lindo tênis da Vert Shoes, cujas solas são fabricadas com borracha nativa do Acre.


A equipe de estilo da marca e fotógrafa beberam da fonte na tribo. Na foto, a equipe que trabalhou no projeto: a fotógrafa Camilla Coutinho, a pesquisadora e designer Bia Saldanha, a editora Anna Dantes, a diretora de Estilo da Cantão Lanza Mazza, a mestra artesã Ayani Kaxinawá e a coordenadora de Branding da marca, Monique Motta.

Cavalera faz coleção inspirada na tribo Yawanawa
Na noite de abertura dos shows da semana de moda São Paulo Fashion Week, ocorrida no dia 14, o assunto da noite foi o desfile da Cavalera, cuja coleção verão 2015/2016 chegou mais sólida e madura, inspirada na etnia Yawanawa. Os tecidos são o grande destaque da coleção. As sedas e os tules, especialmente as transparências que dão fluidez às roupas são uma alusão aos mosquiteiros que o estilista Alberto Hiar viu na aldeia presos às redes, durante o festival Mariri Yawanawa.


Gazeta Estilo destaca os vestidos bem femininos em patchworks feitos com jeans e bordados coloridos que lembram os artesanatos de miçangas Yawanawas.


A estamparia chega inspirada nos sagrados kenês, em print de animais como a onça e nas pontas de lança. Bár-ba-ras!


Após o encantador desfile, no backstage a celebração do estilista Alberto Hiar e do ator Reynaldo Gianecchini, com a cacique Mariazinha e os índios Yawanawa.

Aldeia Ashaninka é tema da nova coleção Osklen
A reverenciada marca Osklen exibiu sua coleção verão 2015/2016 no segundo dia do SPFW, 15 de abril, cuja temática são os índios da tribo Ashaninka, que diferem dos demais povos indígenas por usarem vestimentas. A coleção traz formas mais quadradas, com shape reto e golas arredondadas.


Aplausos para o empresário Oskar Metsavaht, pela belíssima coleção.


Ponto para a estamparia delicada e os tons vibrantes de vermelho. Ficou muito chic! Destaque para o pano em que as índias carregam seus bebês usado sob o  vestido bicolor preto e vermelho, Virou um super acessório!


Os adornos que os índios usam e que servem de amuletos também são representados por acessórios, como essas franjas de seda nas carteiras. A bolsa vermelha lembra a bolsa de artesanato Ashaninka usada pelos homens.

GAZETA ESTILO AMOU!
Meio poncho, meio cusma… as túnicas da Cavalera e da Osklen me conquistaram! A masculina da Cavalera é de patch em jeans e detalhes de kenê. Já a feminina da Osklen listrada é inspirada na vestimenta masculina dos homens. Ambas são a cara da temporada de chuvas do inverno acreano!

TOP TEN

Lançamento Make B. Universe

Os efeitos metalizados e os tons de prata, que ganharam as passarelas internacionais, também estão presentes na nova coleção outono/inverno da linha Make B. Universe, de O Boticário.

A coleção traz para a ma-quiagem todo o mistério do universo, junto com o brilho, as cores e efeitos da poeira cósmica. São 19 itens para compor o look, além de uma fragrância e três acessórios, desenvolvidos nas cores prata, azul cobalto e roxo vinho.

Tendência rocker na maquiagem
Inspirada nas macrotendências “Modern Myth” e “Industrial Evolution”, a coleção de maquiagem Make B. Universe, a nova coleção tem a prata como cor chave, que tem tudo a ver com a tendência heavy metal, que estará com tudo na próxima estação.

Com essa inspiração, os elementos metálicos da linha acendem os looks diurnos e turbinam os mais poderosos durante a noite.

Make B. Universe tem 19 itens
Além de uma fragrância e três acessórios, desenvolvidos nas cores prata, azul cobalto e roxo vinho, a nova coleção Make B. Universe traz 19 itens para compor o look.
***
Anote! São dois Quartetos de Sombras Baked, o novo Delineador Eclipse, o Kit Lápis Space Lines, a Máscara Splendor Effect, Cílios Postiços, quatro Batons Velvet Cosmic e Metallic Cosmic,  Starlip Brilho Labial, dois Blushes Baked, quatro cores de Esmaltes e Adesivos para Unhas, além da Bolsa-envelope e da Capa de celular. Em edição limitada, o lançamento já está disponível nas lojas, no e-commerce e com as revendedoras O Boticário.

Boas novas
Após participar de encontro com o designer italiano Fabrizio Giannone, que desenvolveu coleção de braceletes inspirados nos kenês Yawanawas, o massoterapeuta Bento Marques representou o Gabinete da Primeira-Dama Marlúcia Cândida na XII Semana Martin Luther King, realizada no SESC/Vila Mariana, em São Paulo, em companhia do ex-secretário de Educação de São Caetano do Sul André Duarte Stábille, e de profissionais do Instituto de Sri Prem Baba. O objetivo da parceria entre o instituto e o governo é levar às escolas a cultura de paz através da meditação.

No evento, conheceu a palestrante Alexandra Loras, Consulesa da França no Brasil. No SPFW, durante o evento realizado para dar as boas vindas aos índios da triba Yawanawa, ele trocou figurinha com a cantora Luciana Mello.

Pachamama
O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira Itine-rante rompe fronteiras e viaja pela Amazônia levando a sétima arte para onde o povo está.

No dia 18, o festival apresentou ao ar livre curtas latinos, amazonenses e acreanos, em São Gabriel da Cachoeira, às margens do Rio Negro. Parabéns ao cineasta Sérgio carvalho pelo belo projeto.

Saúde
Profissionalismo, dedicação e simpatia são palavras que definem bem o trabalho com amor realizado pelo casal de médicos Maíra e Marcos Parente, no Centro de Diagnóstico por Imagem – CEDIMP.

Estive no local fazendo exames de rotina e gostei muito do atendimento, das instalações modernas e do trabalho de excelência realizado pelos profissionais. Parabéns! Quem quiser adquirir mais informações pode telefonar para (68) 3223-4345 e 3223-9952.

Presente de árabe
Ao contrário do ditado sobre presente de grego, o empresário Jorge Farhat ficou emocionado ao ser presenteado em seu aniversário, ocorrido no domingo, 19, com um exemplar da tese de doutorado defendida recentemente na USP pelo professor Valmir Araújo, do curso de História da UFAC, sobre a “Memória da imigração sírio e libanesa nos vales dos rios Acre e Purus: 1900-1975”.
**
Um belo resgate da história da família Farhat e de tantas outras que povoaram o Estado há mais de cem anos.

Categories: Gazeta Estilo
A Gazeta do Acre: