Pela primeira vez em 2015 os oito deputados federais e os três senadores do Acre se reunirão ao mesmo tem-po com os prefeitos municipais. O encontro já tem data e local agendados. Será dia 8 de maio, uma sexta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), sob a coordenação da Associação dos Municípios do Acre (Amac). A pauta principal da reunião será o impacto das enchentes deste ano e a recuperação dos municípios.
A ideia da reunião partiu do prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Marcus Alexandre, após audiência com o coordenador da bancada do Acre em Brasília, deputado Raimundo Angelim (PT). “Mostramos ao coordenador que, passada toda essa situação que nós vivemos com os municípios afetados pela enchente, é muito importante reunir todas as 22 prefeituras com a bancada para apresentar o plano de recuperação das cidades, incluindo Rio Branco”, explica Marcus Alexandre.
No momento, segundo o prefeito, toda a equipe técnica da Amac está percorrendo os oito municípios atingidos pelas enchentes coletando informações para montar um plano de recuperação, abrangendo especialmente as áreas de infraestrutura, saúde e educação. A ideia é sensibilizar a bancada federal para o socorro às prefeituras, num ano que tem sido muito difícil, com ajustes na economia nacional e redução de repasses de recursos da União. “Vai ser um momento importante para os prefeitos trazerem sua realidade e discutir soluções junto com a bancada federal”, assinala. (Assessoria)