A Secretaria de Estado de Habitação (Sehab) realizou ao longo das duas últimas semanas a catalogação de 880 famílias que tiveram suas casas atingidas nos bairros Taquari, Seis de Agosto, Preventório, Triângulo Novo, Cidade Nova, Baixada da Habitasa e Cadeia Velha, primeiros atingidos pela alagação na Capital.
A ação é dividida em duas frentes de trabalho. A primeira é a atualização das famílias que foram cadastradas ainda em 2012, e a segunda é a de novos cadastramentos das famílias que tiveram suas casas atingidas pela cota do Rio Acre de 16m85. Essas famílias serão beneficiadas com as primeiras das três mil novas casas da Cidade do Povo.
Trabalho semelhante está sendo feito em Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Tarauacá. Equipes da Sehab já estão nessas cidades fazendo o levantamento das famílias que também serão contempladas com novas unidades habitacionais.
Segundo Jamyl Asfury, gestor da Sehab, é prioridade do Governo do Estado entregar até o fim do ano, em Rio Branco, essas unidades habitacionais às famílias que estão sendo cadastradas. “É um desafio e uma alegria estarmos levando esperança para as famílias que sofrem todos os anos com a enchente”, enfatizou.
O autônomo Wellington de Sousa Oliveira ressaltou que não consegue contabilizar os prejuízos que tem tido todos os anos com a enchente que atinge o bairro Seis de Agosto. “Já estávamos à procura de uma nova residência quando a equipe da Sehab chegou a minha casa na manhã desta quarta-feira, 29. Não tenho palavras para agradecer ao Governo do Estado. A partir desse cadastramento, estaremos aguardando ansiosamente para nos mudar para a Cidade do Povo. Lá existe uma infraestrutura que irá beneficiar a mim e toda minha família”. (Concita Cardoso/Agência Acre)