O líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Jenilson Leite, destacou que estaria elaborando um projeto de lei sugerindo ao Governo do Estado que efetive a construção de um hospital especializado em assistência à mulher.
Segundo o parlamentar, a finalidade é garantir um atendimento melhor às acreanas. “As mulheres têm uma série de problemas ligados ao seu aparelho reprodutivo. E sabemos que há dificuldades para que elas recebam o atendimento adequado. Este local seria um ambiente que disponibilizaria um atendimento mais rápido e objetivo”, disse o deputado comunista.
O comunista falou, ainda, sobre as denúncias relacionadas à Maternidade Bárbara Heliodora. Jenilson frisou que a unidade não é mais proporcional ao número de habitantes que residem em Rio Branco.
“Além de atender as demandas da cidade, a maternidade também recebe pacientes de outros municípios. Portanto, acredito que uma das soluções para amenizar a grande demanda seja a realização de uma triagem mais específica e que os partos normais sejam feitos nos hospitais de origem da paciente”, disse o deputado.
Por fim, o deputado ressaltou que na próxima quinta-feira, 23, a Aleac, através de um requerimento seu, estará realizando uma sessão solene em alusão ao Dia do Índio, que é comemorado em 19 de abril.
Ele afirma que a finalidade da sessão é abrir um canal de diálogo entre os parlamentares e os índios, a fim de que possam orientá-los quanto a determinadas situações.
“Queremos, a partir dessa sessão, tirar um encaminhamento. Estive visitando várias aldeias do Alto Tarauacá, Gregório, Murú e percebemos que os índios sofrem com muitas doenças que são transmitidas pela água, pois eles não dispõem de água tratada. Isso pode ser uma bandeira de luta desta Casa para que ajudemos a melhorar a qualidade de vida nas nossas aldeias. Nosso objetivo é orientá-los da melhor maneira possível”, finalizou.