O gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida organizou uma simples solenidade para homenagear o Dia Nacional das Empregadas Domésticas, 27 de abril. O encontro foi na sala externa do Gabinete Civil com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Acre (Sindoméstico), representado por sua presidente, Jane Aparecida Souza, e associadas.
A vice-governadora Nazaré Araújo, a primeira-dama do município, Gicélia Viana, a secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, a secretária municipal da Mulher, Graça Lopes, o superintendente da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego no Acre, Manoel Rodrigues, Rosana Nascimento, presidente da CUT, e Raimunda Bezerra, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular, prestigiaram a solenidade, que teve como padrinho Abrahim Farhat, o Lhé, um dos fundadores do sindicato.
“Uma grande satisfação pra todos nós no Acre. Tivemos alguns avanços, mas é preciso mobilizar para a aprovação da PEC das Domésticas, emenda que amplia os direitos. Agradeço a Marlúcia por abrir esse espaço”, ressaltou Abrahim Farhat.
Jane Aparecida, que preside o sindicato, agradeceu pela homenagem. “Obrigada à primeira-dama, a vice-governadora e a todas que vieram aqui. Desde a fundação do sindicato que a gente vem procurando fortalecer nossa entidade, quando começamos a gente nem sabia o que era sindicato, batia de porta em porta, e hoje a gente tá aqui, mas a luta continua pra fortalecer o movimento e garantir nossos direitos”, disse.
Para a primeira-dama Marlúcia Cândida celebrar esse dia é uma forma de reconhecimento ao que representa as trabalhadoras domésticas no país. “Mais uma vez estamos juntas para homenagear essas guerreiras. Ano passado foi na CUT, hoje recebemos vocês aqui. Esse encontro é para dizer o quanto vocês representam para as conquistas dos trabalhadores. Avançamos muito na política no nosso país, mas queremos fortalecer cada vez mais para garantir seus direitos. Desejo a vocês que encontrem no caminhar famílias que as acolham e as tratem com dignidade. Parabéns por esse dia”.
A vice-governadora, Nazaré Araújo reconheceu que é preciso rever as relações de trabalho para promover a garantia dos diretos. “O governador Tião Viana tem buscado promover o trabalho, seja no campo ou na cidade. Quando o trabalhador tem acesso a uma casa, isso é dignidade pra ele. Muitas das mulheres alcançaram a liberdade graças a outras mulheres, que ficaram nos lares cuidando dos seus filhos, é preciso rever toda essa relação para a conquista dos direitos e dignidade. Em nome do governador Tião Viana, que é humanista e da Marlúcia Cândida, celebro de todo o coração esse dia”, disse. (Rose Farias / Agência Acre)