É hora de declarar

Atenção contribuinte, pare tudo o que você estiver fazendo neste momento. Se você tiver dias de folga, tire-os. Mas não para descansar. Agora é a reta ‘finalíssima’ para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), exercício de 2014. O prazo para enviar as declarações vai até quinta-feira, 30, às 23h59, horário de Brasília (ou seja, duas horas a menos no Acre).

Muita gente não gosta de mexer com estas coisas. O Leão assusta. Só que, ainda assim, é um imposto. E precisa ser declarado e pago. Caso contrário, as consequências são bem desagradáveis. Entre elas, multas altas, nome sujo e até incriminação por sonegação fiscal. Ou seja, dá até cadeia.

Segundo dados da Receita Federal, no final da semana passada ainda faltavam mais de 40% dos acreanos declararem o IRPF. Hoje, este número deve ter reduzido. No entanto, ainda devem faltar muitas declarações. Em todo o Brasil, ontem mesmo ainda faltavam 33,45%.

Este relapso em deixar declarações para a última hora é só uma prova que muitos levam na brincadeira algo que pode comprometer, e muito, suas vidas. A declaração do imposto de renda deve ser levada a sério. Por isso, mais uma vez, parem tudo e vão resolver suas pendências com o Leão. Não deixem para amanhã o que se deve fazer hoje.

Assuntos desta notícia