Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha pede que Petecão devolva dinheiro por faltas no Senado

Campanha pede que Petecão devolva dinheiro por faltas no Senado

 Circula nas redes sociais uma campanha que pede a devolução aos cofres públicos de um ano de salário por parte do senador Sérgio Petecão (PSD). O movimento iniciou após a revista Congresso em Foco divulgar na última quinta-feira, 16, um levantamento que aponta o parlamentar acreano como um dos mais faltosos nas sessões do Senado Federal.

Segundo a revista, Petecão é um dos nove parlamentares que faltaram o equivalente a um ano de sessões deliberativas. As faltas correspondem a legislatura de fevereiro de 2011 a dezembro de 2014. Os parlamentares deixaram de comparecer a cerca de 112 reuniões destinadas a votações, o que equivale a um quarto das realizadas nos quatro anos.

No Facebook, a página Empate Digital usa a hashtag #DevolvePetecão. O pedido é de que o senador acreano “devolva o equivalente a um ano de salário que corresponde a um ano de faltas ao Senado”. Na campanha, a página também afirma que Petecão “recebeu quase meio milhão de reais sem trabalhar”.

Procurado por um site local para comentar o assunto, Sérgio Petecão negou ser um dos senadores com maior número de faltas. O parlamentar afirmou que participa de todas as sessões deliberativas, que ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras. Petecão declarou que as únicas sessões em que se ausenta são as de segundas e sextas-feiras.

Campanha afirma que Petecão “recebeu quase meio milhão sem trabalhar” – Foto: Reprodução/Facebook

Campanha afirma que Petecão “recebeu quase meio milhão sem trabalhar” – Foto: Reprodução/Facebook

“Eu só falto nas sessões de sexta e segunda. Essas sessões são para quem mora em Brasília, para quem gosta de estar em Brasília. As sessões deliberativas, as que têm votação, que são terça, quarta e quinta-feira, eu não falto. Mas na segunda e sexta eu não vou porque eu estou no meu estado, nas minhas bases”, declarou Sérgio Petecão em entrevista ao site.

Além do senador acreano, o levantamento também aponta Lobão Filho (PMDB-MA), Mário Couto (PSDB-PA), Jader Barbalho (PMDB-PA), Fernando Collor (PTB-AL), Francisco Dornelles (PP-RJ), Cícero Lucena (PSDB-PB), Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Kátia Abreu (PMDB-TO) como os parlamentares mais ausentes. Destes, apenas Petecão e Collor continuam no mandato.

Sair da versão mobile