Em três meses, a Polícia Rodoviária Federal do Acre apreendeu o dobro de entorpecente apreendido em todo o ano de 2014 nas estradas acreanas. De acordo com o inspetor-chefe da PRF-AC, Nelis Newton, foram apreendidos mais de 81 quilos de cocaína e quase 38 quilos de maconha no período. Além da droga, foram apreendidos cinco veículos, 430 m³ de madeira ilegal e 25 foragidos da justiça foram pegos. Em 2014 foram apreendidos 52 quilos de droga no Acre.
Newton afirma que as apreensões acontecem em todo o estado. Ele atribui o maior número de apeensões ao aumento do efetivo que possibilitou ampliar as fiscalizações em outros municípios.
“Com mais equipes trabalhando têm ocorrido mais apreensões. Foram 12 apreensões de cocaína e sete de maconha”, acrescenta Newton.
Durante o feriado da Semana Santa, a PRF-AC apreendeu 50 kg de cocaína, além de 146 medicamentos e registrou seis acidentes nas BRs 364 e 317. A operação foi realizada entre os dias 2 e 6 de abril. No total, foram fiscalizados 1.106 veículos, 2.026 pessoas abordadas, duas delas com mandados de apreensão em aberto. Ao todo, 302 testes de bafômetro foram realizados. A ação contou com 50 policiais.
Segundo o inspetor Newton, a droga apreendida é encaminhada para a Polícia Federal ou para a Polícia Civil de acordo com sua origem. “Fazemos o flagrante e se a droga for de origem do tráfico internacional vai para a Polícia Federal, e se ficar confirmado que é do tráfico interno vai para a Polícia Civil”, explica.