CUT realiza manifestação para lembrar Dia do Trabalho

Comemorado no dia 1º de maio, o dia do trabalhador em Rio Branco, será lembrado com manifestação dos sindicatos e também com a paralisação nacional da educação.  A concentração será em frente ao Palácio do Governo, nesta quinta-feira, 30, a partir das 8h30min.

Segundo Rosana Nascimento, presidente da Central Única dos Trabalhadores Acre (CUT/AC), o público que vai representar a classe dos trabalhadores está garantido. “Passamos nas escolas, convidando alunos, pais, professores, para participar da manifestação, esperamos um público representativo”, disse.

Ainda de acordo com a presidente, a manifestação não tem hora para acabar. “Dependendo do público existe a possibilidade de realizarmos uma passeata”, acrescentou.

O Dia do Trabalho é uma data comemorativa utilizada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Em 1886, no dia 1º de maio, uma grande manifestação foi realizada por trabalhadores, em Chicago nos Estados Unidos da América (EUA).

Milhares de trabalhadores reivindicaram as condições de trabalho desumanas e a carga horária que eram submetidos a cumprir (13 horas). A greve que paralisou os EUA resultou na morte de diversos manifestantes.

Em 1919, o senado francês aprovou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1º de maio como feriado nacional. No Brasil, apenas no ano de 1924 a data comemorativa foi consolidada, no governo de Artur Bernardes.

Assuntos desta notícia