Uma iniciativa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de imunizar cerca de 120 mil indígenas nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis). A ação começou no último sábado, 25, e envolve mais de 2 mil profissionais. Serão ofertadas novas vacinas incluídas no Programa nacional de Imunização. No Acre, dois Distritos Indígenas, o Alto Rio Juruá e o Alto Rio Purus participarão da campanha de imunização.
As carteiras de vacinação da população indígena serão atualizadas. Mais de 183 mil doses de vacina estarão disponíveis até 25 de maio, quando se encerrará a campanha.
A campanha de imunização oferecerá doses de vacinas contra várias doenças, como: hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, tétano, febre amarela, entre outras.
“A novidade deste ano é universalizar a vacinação em todos os Dsei’s. Antes, eram escolhidos grupos prioritários de aldeias em alguns distritos. Este ano, preparamos nossas equipes nos 34 distritos para que todos, durante este mês, possam intensificar essas ações e ampliar a cobertura vacinal dos povos indígenas brasileiros”, informou o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves.
A ideia é intensificar a imunização da população mais vulnerável, crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos.