EUA emite alerta sobre risco da dengue no Brasil: Acre é um dos menos indicados

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, entidade de saúde norte-americana que visa evitar infestações de doenças no país, emitiu um alerta esta semana em sua página oficial para os turistas que pretendem visitar o Brasil este ano. O texto orienta os viajantes a “proteger-se contra as picadas do mosquito da dengue”.

Segundo o portal, 224,101 casos da doença foram diagnosticados no País apenas em 2015, incluindo 52 mortes.

A entidade ainda ressalta que os estados mais afetados são Acre, São Paulo, e Goiás, onde os casos aumentaram “drasticamente” de 2014 para 2015.

Mesmo assim, a ameaça da dengue no Brasil é identificada como de nível 1, que corresponde a estado de atenção, em que os viajantes devem atentar para as precauções sugeridas para evitar o contágio. Países que sofrem de infestações de doenças altamente transmissíveis e danosas, como o Ebola, são classificados como nível 3, ou estado de ameaça.

Dentre as prevenções sugeridas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças estão: cobrir o corpo com roupas de maneira a evitar que a pele fique exposta, vestindo camisas de mangas compridas, calças e chapéus; usar repelente e se hospedar em hotéis cujos quartos tenham ar-condicionado. (Portal R7)

Assuntos desta notícia