Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito Marcus Alexandre entrega 9ª unidade de saúde em sua gestão, no bairro Conquista

Prefeito Marcus Alexandre entrega 9ª unidade de saúde em sua gestão, no bairro Conquista

O prefeito Marcus Alexandre entregou na manhã desta terça-feira, 14 a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Conquista que passará a se chamar Luana de Souza Freitas e vai melhorar o atendimento da atenção primária aos moradores.

A solenidade de inauguração da nova UBS foi acompanhada pelos deputados estaduais Jenilson Leite e Heitor Júnior, pelos vereadores Antônio Morais e Roselane Alves, pela secretária Adjunta de Saúde de Rio Branco, Jesuíta Arruda, pela diretora da Unidade, Valquíria Rezende e pela vice-presidente da Associação de Moradores Ruth de Souza.

A Unidade de Saúde do Conquista é uma obra realizada a partir da parceria da prefeitura de Rio Branco com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e também do Governo do Estado.
A nova UBS possibilitará mais comodidade aos moradores do bairro Conquista, já que eles não precisarão mais se deslocar até ao posto de saúde da Vila Ivonete para receber atenção básica e nem para ter atendimento médico. A unidade atenderá diretamente 2,7 mil famílias e mais de dez mil pessoas.

A UBS do bairro Conquista, assim como os demais, funcionará de segunda à sexta-feira das 7h às 12h e das 14h às 17h com duas equipes de saúde da família composta por dois médicos do programa Mais Médicos, dois técnicos de enfermagem, dois enfermeiros e dezoito agentes comunitários de saúde.

Ela é a nona unidade de saúde que está sendo entregue pelo prefeito Marcus Alexandre à comunidade. Antes dela, outras UBSs no Tancredo Neves, Seis de Agosto, Altamira, Cabreúva, Bahia Nova, Taquari, Laélia Alcântara e Comara já haviam sido entregues e ainda há dezesseis em andamento, incluindo o Barral Y Barral, que será uma referência no atendimento especializado.

Dona Cristina Moura Nascimento reside no bairro há mais de cinquenta anos e faz questão de dizer a nova UBS trará uma série de benefícios aos moradores. “Obras que a gente nunca viu aqui está vendo agora e esse posto vai melhorar muito o nosso atendimento porque é bem pertinho aqui de casa”, afirmou a moradora.

A secretária Adjunta de Saúde de Rio Branco, Maria Jesuíta Arruda, destacou o empenho do prefeito Marcus Alexandre em trazer o atendimento para mais próximo das pessoas. Já o vereador Antônio Morais, autor da indicação para a reforma da antiga Unidade de Saúde da Família (USF), agora transformada em UBS, destacou que a nova unidade era tudo o que os moradores do bairro Conquista mais precisavam.

A vice-presidente do bairro, dona Ruth de Souza, além de agradecer ao prefeito Marcus Alexandre, também destacou que a unidade não era mais um sonho dos moradores, mas uma realidade. “O prefeito Marcus Alexandre é um guerreiro e por isso só temos a agradecer porque agora essa unidade de saúde não é mais um sonho”, ressaltou.

“Apesar das dificuldades com a alagação que tivemos esse ano, continuamos os nossos esforços para construir unidades de saúde mais próximas das pessoas e para isso temos contado com as parcerias importantes da Presidenta Dilma Rousseff e também do governador Tião Viana, pois a alagação pode ter levado coisas materiais, mas não levou a nossa fé e a nossa esperança”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Homenagem e emoção
A entrega da UBS do bairro Conquista contou a presença dos familiares da jovem Luana de Souza Freitas, que faleceu no ano passado vítima de um assalto feito em sua residência e cujo nome empresta à nova unidade. Os pais e parentes de Luana não contiveram a emoção pela homenagem recebida da Prefeitura de Rio Branco.

Luana de Souza Freitas nasceu no próprio bairro Conquista e era catequista da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, participava do grupo de jovens, estudava o ensino médio na escola João Aguiar e à noite fazia um curso técnico na área de saúde, sendo considerada muito dedicada aos estudos.

Luana também era integrante de um grupo de dança que estudava a cultura japonesa. Por sua imensa capacidade intelectual era autodidata e já exercitava, desde cedo, a fluência da língua japonesa, pois tinha o sonho de conhecer o Japão.

Mas em uma madrugada de agosto de 2014, sua casa foi invadida por estranhos, que atiraram nela e também no pai e no irmão. Ela faleceu nos braços de sua mãe, deixando toda a comunidade comovida.  (Assessoria PMRB)

Sair da versão mobile