X

Peças dos Yawanawás são apresentadas na coleção da Cavalera no principal evento de moda do país

 Inspirada nas borboletas e em jiboias, a pajé Hushahu Yawanawá desenhou cerca de 40 peças. E agora elas serão apresentadas na coleção da marca Cavalera no São Paulo Fashion Week, na noite da próxima segunda-feira, 13, às 20h30. O trabalho é desenvolvido pelos índios que moram às margens do Rio Gregório em Tarauacá, distante 500 km de Rio Branco.

Em dezembro do ano passado, a equipe da grife Cavalera enfrentou sete horas de avião, sete horas de carro e oito horas de barco para conhecer um pouco mais da cultura dos Yawanawás. O grupo era formado pelo diretor de criação, Alberto Hiar, a assessora de comunicação, Helga Fuchs e o estilista e designer, David Pollak.

A produção de uma única peça levou até 30 dias para ficar pronta, afirma a pajé Hushahu. A Cavalera utilizará nas passarelas adornos, pulseiras e colares. Sobre a expectativa do evento, a liderança da aldeia afirma não se sentir insignificante no maior evento de moda do país.

“Não nos sentimos inferiores por sermos índios e do Acre. Queremos contagiar a todos com nossa cantoria e nossa cultura. Valorizamos o sol, a chuva, o vento a paz e o amor”, falou a cacique da aldeia Yawanawá, Mariazinha, a única mulher a ter essa função nas aldeias do Acre.

Durante o evento, os indígenas apresentarão o Mariri Yawanawá, que é uma dança típica. De acordo com a secretária de Turismo e Lazer do Acre, Raquel Moreira, a chance de levar a cultura indígena do Acre para o SPFW é valorizar também a identidade desses povos.

Os Yawanawá (que na língua indígena significa ‘povo da queixada’) receberam a equipe da grife Cavalera para um mergulho na fauna e flora regional e, especialmente, vivenciaram um pouco da etnia conhecendo um pouco de suas origens e de seus costumes. Fugir da rotina do turismo tradicional foi o divisor de águas na escolha do roteiro turístico.

Na ocasião, eles puderam também vivenciar os rituais e brincadeiras da tradição Yawanawá tendo uma vivência introspectiva de harmonia com a natureza. Na época, Alberto Hiar não descartou a hipótese de a experiência ser usada como inspiração em futuras coleções da famosa grife.

A 39ª edição do São Paulo Fashion Week celebra os 20 anos da maior semana de moda do hemisfério sul e homenageia o fazer – o fazer que constrói, inclui, inspira, educa e transforma a partir do trabalho e esforço das mais diversas pessoas, em torno de objetivos comuns.

A Gazeta do Acre: