Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Agricultores pedem a deputados medidas para amenizar os prejuízos da enchente

Deputado destacou a situação precária dos agricultores. (Foto: Agencia Aleac)
Deputado destacou a situação precária dos agricultores. (Foto: Agencia Aleac)

Um grupo de produtores rurais estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 7, com os parlamentares estaduais para discutir sobre os prejuízos ocorridos em decorrência da maior cheia já registrada no Estado do Acre. Cerca de 3.080 famílias foram atingidas nas áreas rurais de nove municípios e mais de 12 mil pessoas foram diretamente afetadas.

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Lourival Marques, destacou que os produtores pediram apoio aos parlamentares no sentido de ajudar financeiramente às famílias atingidas com a enchente.

“É um momento delicado para os nossos agricultores. A água baixou e eles estão começando a ter uma real noção do que foi perdido. Eles não perderam apenas a produção atual, mas também o poder aquisitivo de iniciar uma próxima produção, a possibilidade de se capitalizar. Eles nos pediram ajuda com relação ao financeiro”, disse o deputado.

De acordo com o parlamentar, diante da gravidade da situação, se faz necessária uma intervenção do poder público a fim de minimizar os prejuízos gerados. “A situação é gravíssima, portanto, acredito que é mais do que necessário que o poder público intervenha, no sentido de viabilizar políticas que minimizem os prejuízos e também auxilie na reconstrução do patrimônio perdido”, afirmou o parlamentar.

O deputado afirmou que será realizada uma audiência pública para debater as formas mais viáveis de auxílios aos produtores atingidos com a alagação. “Essa é um discussão que deve ser levada para dentro do governo, para a Secretaria Municipal de Agricultura e também para Seaprof e Seap, para eles entenderem que o momento é de todo mundo ser unido e ajudar esses agricultores, afinal de contas, não apenas Rio Branco foi atingido, temos também outros municípios”, disse.

O parlamentar ressalta ainda que os prejuízos nas áreas de agricultura e pecuária, por municípios, somam quase R$ 70 milhões, e na área de infraestrutura as perdas foram de R$ 76,7 milhões.

Sair da versão mobile