A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), através de requerimento apresentado à mesa diretora da Aleac, solicitou que a Secretaria Estadual de Habitação (Sehab) repasse informações a respeito das residências consideradas, pela Defesa Civil, inapropriadas para a habitação.
Segundo a deputada, existe a suspeita de que essas casas, tidas como ‘congeladas’, estariam sendo incluídas no aluguel social. “Isso é grave. Como é que você coloca uma pessoa numa casa que já foi congelada. É uma situação que precisa de total atenção e averiguação”, frisou Sinhasique.
A parlamentar comentou sobre o caso de uma senhora, residente no bairro Ayrton Sena, na Capital, que já teria alugado duas casas consideradas pela Defesa Civil como de risco para se habitar. Ele destaca, ainda, que as casas estariam sendo alugadas através do aluguel social do Governo do Estado.
“Ela se torna congelada quando a Defesa Civil detecta que ela é imprópria para uso. O morador assina um termo de mudança para ir para outra residência em 90 dias, para que a Sehab faça a demolição. No entanto, não é isso que vem ocorrendo”, disse a deputada.
A líder política afirma que, ao invés das casas serem demolidas, elas estariam sendo alugadas pela própria Secretaria de Habitação.
“Acredito que a alta administração não está sabendo de um negócio desses. Requeri essas informações, pois é inadmissível que a Sehab retire as pessoas dessas casas congeladas e depois volte a alugá-las”, reiterou a deputada peemedebista.
Sinhasique pede que a Secretaria de Habitação esteja encaminhando à Assembleia Legislativa informações de quantas casas, atualmente, são consideradas impróprias para moradia, onde estão localizadas e quais os critérios usados pela Defesa Civil para chegar ao congelamento. Ela pede, ainda, que seja informada sobre os critérios utilizados para alugar uma residência através do aluguel social.