O prefeito Marcus Alexandre foi até o canteiro de obras do Shopping Popular na manhã desta quinta-feira para realizar uma reunião de trabalho com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e também para vistoriar o andamento dos serviços.
Marcus Alexandre percorreu toda extensão da obra acompanhado da secretária Municipal de Obras, Ana Cláudia Cunha, do secretário Adjunto de Obras, Ricardo Araújo e do presidente do Sindicato dos Camelôs, Luiz Carlos Juruna.
Depois de concluir o trabalho das fundações, que foram feitas por escavações, a próxima etapa agora é começar a subir os pilares, aproveitando o verão, que está iniciando, para dar prosseguimento aos trabalhos. A meta da prefeitura é chegar ao final do ano com a obra do Shopping Popular bastante avançada.
A construção do Shopping Popular, é um compromisso do prefeito Marcus Alexandre com os camelôs e os comerciantes do Calçadão da Benjamin Constant. A obra é de grande complexidade, pois o equipamento está sendo construído onde antes era um enorme charco e a proximidade com o rio e o igarapé da Maternidade elevam o nível de atenção.
Para se ter uma ideia da dimensão da obra, os blocos de elevadores tem 1,80 metro de profundidade e por 3,50 metros de largura e 0,90 centímetros de altura. Mesmo com o intenso inverno amazônico, as obras do Shopping Popular não param, sendo aproveitados cada dia de sol e estiagem.
O Shopping Popular terá 450 boxes divididos em três andares. Serão 165 boxes no térreo, outros 165 boxes no primeiro piso e mais 120 boxes no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins.
O prédio está sendo construído com recursos do Governo Federal através do Ministério do Turismo e de emenda do senador Jorge Viana, em uma área de mais de 12 mil m² e irá abrigar tanto os comerciantes do Calçadão da rua Benjamin Constant como também os camelôs próximos ao Terminal Urbano.
O presidente do Sindicato dos Camelôs, Luiz Carlos Juruna, fez questão de destacar que a obra está com o cronograma de trabalho em dia e quando estiver pronta, segundo ele, irá melhorar muito as condições de trabalho, e até mesmo de vida, dos pequenos comerciantes do centro da cidade.
“Fizemos a opção de construir o shopping sem desmobilizar os camelôs, por isso fizemos a opção de fazer as fundações por escavação para não trazer mais problemas e agora no verão vamos começar a subir as pilastras e preparar toda a estrutura do shopping para que até o final do ano a gente possa ter uma boa condição da obra”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.