Trabalhando num ritmo forte, com debates, análise e aprovação de matérias, realização de audiências, reuniões e visitas a órgãos públicos e entidades. Assim podemos resumir os três primeiros meses da nova Legislatura da Assembleia Legislativa (Aleac).
Dedicação e empenho não faltaram para que o Legislativo acreano cumprisse seu papel, com os deputados assumindo o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do Estado e pela melhoria da qualidade de vida da população.
Numa eleição histórica, os 24 deputados estaduais chegaram a um consenso sobre a escolha da nova Mesa Diretora, com os novos membros eleitos por unanimidade. Ney Amorim (PT) foi eleito presidente e Manoel Moraes (PSB), primeiro-secretário.
Os demais cargos ficaram assim definidos: Eber Machado (PSDC), 1º vice-presidente; Maria Antônia (PP), segunda-secretária; Raimundo Correia (PTN), 2º vice-presidente; Jesus Sérgio (PDT), terceiro-secretário; Chagas Romão (PMDB), 3º vice-presidente; Nicolau Júnior (PP), quarto-secretário e Jonas Lima (PT), quinto-secretário.
Para a nova Mesa Diretora, oferecer as condições necessárias para que os parlamentares, juntamente com os servidores e assessores, possam cumprir plenamente o papel de legislar e fiscalizar, é uma prova de compromisso com o povo acreano.
“Nosso objetivo, nossa meta maior é a melhoria da qualidade de vida da população acreana. Queremos aproximar a Assembleia do cidadão, principalmente daqueles que vivem nas comunidades mais afastadas. Nosso foco é trabalhar muito para que o Parlamento acreano, onde estão os representantes do nosso povo, possa estar sempre à serviço das famílias acreanas, colaborando diretamente para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim.
Otimista com o ritmo de trabalho na Aleac, o presidente Ney Amorim, que está em seu 3º mandato como deputado, faz questão de destacar o empenho e a dedicação de todos os deputados, o que, segundo ele, tem sido fundamental para o sucesso das atividades da nova Legislatura.
O primeiro-secretário da Aleac, deputado Manoel Moraes, destaca o compromisso da Mesa Diretora em trabalhar junto com os parlamentares na elaboração de leis que beneficiem a população, fazendo do Legislativo um Poder que trabalha com dedicação e empenho.
“Aqui temos o compromisso de trabalhar com muita seriedade e transparência, zelando pelo Poder Legislativo. Vamos nos esforçar muito para garantir o pleno funcionamento da Aleac. Nosso compromisso é com o povo acreano, principalmente com aqueles que mais precisam. Estamos aqui para ajudar nosso Estado a crescer e se tornar cada vez melhor para nosso povo”, assegura o deputado Manoel Moraes.
Visita a 10 municípios
Já na primeira semana de trabalho, no dia 7 de fevereiro, um sábado, os deputados estaduais decidiram ir até Feijó e Tarauacá levar apoio e solidariedade às famílias que foram atingidas pelas cheias dos rios Envira e Tarauacá.
Além de ouvir a população e as autoridades dos municí-pios, os parlamentares levaram seis toneladas de alimentos para Tarauacá e duas toneladas para Feijó. A ação, contou com total apoio da Mesa Diretora e foi fundamental para ajudar as famílias que foram atingidas pelas enchentes.
Ainda em fevereiro, no dia 24, os deputados estaduais foram a Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia. Além da ajuda humanitária, com a doação de seis toneladas de alimentos e kits de material de limpeza, os parlamentares também visitaram, de barco, as áreas atingidas pelas águas do Rio Acre.
Parlamentares também foram a Senador Guiomard, Capixaba, Assis Brasil, Plácido de Castro e Acrelândia. Na oportunidade foram realizadas visitas à órgãos públicos e conversas com a população, identificando problemas e buscando soluções.